Ana Paula destaca situação do hospital Santo Inácio em Juazeiro

A deputada Ana Paula Cruz (PMDB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (08/07), a condição em que se encontra o hospital Santo Inácio de Loyola, no município de Juazeiro do Norte. A instituição está sofrendo um total descaso por parte da Secretaria de Saúde de Juazeiro, e sem condições de atender seus pacientes, muito deles, há mais de 90 dias esperando por uma cirurgia.
Ana Paula disse que recebeu um informe de um morador de Juazeiro do Norte, solicitando uma visita ao hospital para que se visse a situação em que se encontra. "É uma situação estarrecedora", informou a deputada, ressaltando que há um grande número de internos a espera de cirurgia. Um dos pacientes por exemplo, está há aproximadamente 90 dias com um braço quebrado, esperando ser atendido.

A deputada informou ainda que o hospital não tem condições de albergar os seus internos, pois "faltam funcionários em todos os setores, além de roupas, comida e utensílios médicos básicos, como aparadeiras", destacou a parlamentar, explicando que os pacientes estão utilizando garrafas de álcool cortadas pela metade para fazer suas necessidades. "Há animais passeando pela enfermaria e o cheiro do local se assemelha ao de um matadouro", enfatizou.

Ana Paula disse que o secretário de Saúde do município parece estar completamente alheio à situação, que está igualmente precária em todo o sistema de saúde de Juazeiro, sofrendo com ausência de medicamentos, profissionais e falta de atendimento básico à população. Segundo Ana Paula, os funcionários foram proibidos de dar informações a respeito da situação, sob pena de perderem seus empregos.

O informe recebido por Ana Paula dizia ainda que o hospital recebe recursos do município e do Estado, sendo a má aplicação e administração dos recursos os responsáveis pelo estado em que se encontra o hospital. "Não quero com meu pronunciamento criticar a prefeitura de Juazeiro, e sim, repudiar a maneira como tem sido conduzida a saúde, de responsabilidade total da secretária de Saúde", explicou a deputada, informando que solicitará uma investigação completa, junto ao Ministério Público, para que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Em aparte, os deputados Manoel de Castro, Neto Nunes - ambos do PMDB - e Vasques Landim (PSDB), mostram-se estarrecidos com pronunciamento de Ana Paula, mostrando solidariedade ao povo de Juazeiro, e apoiando a deputada nas suas colocações. "Não existe saúde em Juazeiro do Norte! O que há é uma verdadeira calamidade", disse Vasques Landim.
Yório Bulhões - Master Comunicaçoes
(88) 3512-3000/8814-8007

Nenhum comentário:

Postar um comentário