Com o prazo próximo de terminar – 20 de agosto – a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em Fortaleza, já chega a 65% da demanda prevista pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Das 49.136 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que, desde 2006, não atualizam seus dados, 32 mil famílias já atualizaram seu cadastro.
Este é o resultado do esforço feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em descentralizar o atendimento do Cadastro Único, deixando-o mais próximo das comunidades. Atualmente, são 28 unidades sociais, distribuídas por toda Fortaleza, que realizam o serviço. As unidades funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h.
As famílias que ainda não atualizaram seus dados devem comparecer a um dos locais de atendimento, levando a documentação completa para fazer sua atualização. Quem não comparecer terá seus benefícios bloqueados de setembro a dezembro de 2009. Caso não atualize até dezembro, o benefício será cancelado em janeiro de 2010 e a família será excluída do Programa Bolsa Família.
A exigência da atualização é uma determinação do MDS. A cada dois anos, toda família inscrita no Cadastro Único, independente de receber ou não benefícios sociais, deve atualizar seus dados. Por isso, a atualização cadastral é uma atividade constante feita pela Semas em sua rede de atendimento descentralizado. Ainda para agilizar o envio de informações atualizadas do cadastro para o MDS, a Semas montou o Pólo de Digitação do Cadastro Único. Todo o material produzido pela atualização será transmitido à Caixa Econômica Federal para análise.
Abaixo, informações importantes para atualização do Cadastro Único:
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUALIZAR O CADASTRO ÚNICO
- Representante da família (titular do cartão de benefício):
CPF ou título de eleitor (obrigatório)
Comprovante de endereço atualizado
Outros documentos de identificação com validade nacional
- Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos:
Certidão de nascimento
Declaração escolar obrigatória para as idades de 7 a 17 anos
Cartão de vacinação em dia para crianças de 0 a 07 anos incompletos
- Demais membros da família (maiores de idade):
Qualquer documento de validade nacional: carteira de identidade, carteira de trabalho (obrigatório para quem declara ter vínculo empregatício), certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor ou carteira de habilitação
ATENÇÃO: QUEM JÁ FOR BENEFICIÁRIO LEVAR O CARTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário