Durante o mês de julho, municípios do interior do Ceará realizam colônias de férias gratuitas para crianças e adolescentes. Conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 59º, é direito da infância e da juventude o acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.
No município de Campos Sales, localizado na Chapada do Araripe, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promove até o próximo dia 24, uma colônia de férias para 102 crianças, de 7 a 15 anos, que estudam em escolas públicas e pertencem a famílias de baixa renda, das quais muitas estão inseridas no Programa Bolsa Família. Durante todos os dias pela manhã, meninos e meninas praticam atividades lúdicas e esportivas, como futsal, corrida de saco, jogos de damas e dominó.
De acordo com a coordenadora do PETI, Patrícia Alves, as crianças e adolescentes também irão passear por alguns lugares de lazer do município, como o clube e o mini-zoológico, além de assistir sessões de filmes culturais. Todo dia buscamos fazer algo diferente, estamos querendo levá-los para conhecer o seminário dos padres e o aeroporto, que muitas crianças nem sabem que existem. Porém, estamos trabalhando mais com jogos, porque eles gostam muito, afirmou a coordenadora do PETI.
Em Aracati, cidade litorânea no Vale do Jaguaribe, o Projovem Adolescente, o PETI, o Pequeno Cidadão e as Ações Socioeducacionais para Família (ASEF), projetos pertencentes ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município realizam colônias de férias. A programação, que teve início em junho e segue até o final deste mês, é bastante variada, com jogos, gincanas, filmes, passeios nas praias, dentre outras atividades. O público preferencial das colônias de férias são crianças e adolescentes que fazem parte do Programa Bolsa família.
No município de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, também são realizadas colônias de férias para crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino. As atividades acontecem todos os dias, de 7h30 às 11h30 e de 14h às 16h30. Aos sábados, a brinquedoca oferece programação. Segundo a titular da Secretaria de Ação Social, Maria do Socorro Aragão, essas atividades também acontecem no período letivo, mas com menor intensidade.
Em Icó, localizado na região centro-sul do estado, há diversão para as crianças do PETI, os adolescentes do Projovem, do CRAS e do CREAS. De acordo com a assessora desses programas, Rita Nunes da Silva, são realizados campeonatos de jogos, trabalhos com origame, oficinas de pintura e desenho e atividades voltadas para o meio ambiente, como reciclagem de brinquedos. No final de julho, haverá ainda o desfile do "Garoto e Garota Colônia de Férias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário