Da coluna de papel do Jornal O Estado


Português na construção civil (Nota da foto)

O dono do depósito acabou de chegar ao Ceará.

A estupidez do trânsito
Está cada dia mais difícil dirigir em Fortaleza. Fosse apenas o acúmulo de carros nas ruas estreitas, até que daria pra segurar a barra, mas o bicho é outro. A grosseria dos guiadores vem se avolumando de forma tal que nem seu silêncio obsequioso, nem um pedido de desculpas por uma culpa que você não teve, estão valendo nada, não. Um horror. Ao volante, jovens bombados, muitas vezes drogados, desafiam nos estacionamentos, no semáforo, numa pura e simples ultrapassagem. Se você chega primeira a uma vaga que o outro está de olho, meu Deus! As mulheres andam fazendo belas unhas pra darem cotocos se você apenas olha uma melada feita no trânsito da cidade. A impaciência da buzina estridente e irritadiça é tão constante que também assusta. São desafios com os quais quem não quer brigar tem que conviver, vidros fechados, fumês escuros e a arma da paciência engatilhada pra não revidar. Não pense nos buracos da cidade. Não pense na super lotação das ruas, pense na deseducação dos guiadores, na inconsequência do pedestre e cê vai desistir de sair de casa pra ir na esquina comprar dois mil réis de chegadinha. E ninguém faz nada. Carteira de motorista precisa ser controlada agora com exame psiquiátrico antes de ser expedida a algum maluquete que pode comprar uma.

“Não se esqueça: Jesus te ama, mas eu não!”
O que esperar de quem põe um adesivo desses no carro?

Tão botando catinga

Soltei na sexta-feira uma notícia intrigante: “João Havelange está desolado com a falta de dinheiro para a Copa de 2014, aquela que deve ocorrer no país.”


Dividir com Portugal
Falava que os empresários privados já caíram fora e que o dinheiro do BNDES vai ser pouca coisa. E que já se cogita em dividir a copa com Portugal — como Japão e Coréia do Sul fizeram no passado.


Olho gordo
Aí escreve o paulista Paulo Moreira Leite, na Época: -Eu acho que essa notícia é uma excelente oportunidade para o país discutir a organização da Copa do Mundo. Será que precisamos dela?


Politizando a Copa
E diz mais: -Por enquanto, só sabemos quem vai ganhar com essas competições: nossos dirigentes esportivos e, é claro, nossos políticos que conseguirem se associar a iniciativa.


Ranço anti-Governo
- Precisamos de números e de argumentos. Só não vale dizer que organizar a Copa pode fazer bem a auto-estima do brasileiro. Se o problema é este, basta incluir terapia psicológica no Bolsa Família, não é?


Aí vem o ódio...
O leitor de blog, José Roberto apela: - Quem quer a realização da Copa do Mundo em 2014, bem como a Olimpíada no Rio, é o Lula. Deve ser para desviar mais dinheiro para o PT.


É culpa do Lula
E continua: - O ministro Orlando Silva é cego e mudo com o episódio. Mas não tem problema! O Lula vai indicar algumas empreiteiras amigas para tocarem as obra. PqP.


E em socorro...
O bloguista Mário Sérgio afirma: -...Cada cidade e região sede terão motivações, melhora na auto estima cidadã, movimentação de dinheiro, construções boas e más (a estátua do Borba Gato em Sampa não é uma gracinha?).


E conclui...
... e, no final de tudo, quem não merece uma festa de aniversário supimpa, mesmo sendo duro, prá melhorar o astral e desengasgar o hino nacional?


Os preços da Copa
Fortaleza tem um segundo maior orçamento do Brasil projetados os gatos para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro lugar é de São Paulo, R$36,44 bilhões.Aqui, os gastos serão de R$9,4 bilhões.


Juro! É verdade!
A chimpanzé Kate, que faz o simpático macaco Xico em “Caras e bocas”, seria a foto de capa do CD da trilha sonora internacional da novela da TV Globo. Mas, veja só, o uso das imagens não foi autorizado pelo Ibama.


Tratamento de choque
Assim os paulistas continuam tratando Ciro Gomes: “Apostando em Ciro Lula está avisando os dirigentes do PT de São Paulo que quer o partido alinhado com a candidatura de Ciro Gomes ao governo paulista”.


Rejeição/queimação
“A cúpula petista do Estado, contudo, rejeita a ideia de não ter candidato e apoiar “um para-quedista” (é assim que se referem a Ciro, enquanto ironizam dizendo que ele não conhece o Estado e “só se locomoveria se tivesse um GPS”). “


Custo benefício
Reclamam que os guardas da AMC ganham mais que os engenheiros da AMC. Lógico: Enquanto os engenheiros não arrumam o trânsito os guardas fazem algo útil: multam.


O chocalho do Lindão
“O Ceará precisa dar uma chacoalhada. O interessante seria que tivéssemos novas alternativas. Não pode haver acomodação”. Isso foi dito pelo senador Tasso, no Crato, com cara de quem quer voltar.

Personalidades

À mesa de trabalho o novo Personalidades, do nosso Luciano Diógenes. A versão 2009/10 continua atualizadíssima, oferecendo ao Brasil o mais bem feito quem é quem, e onde, no Ceará. Impossível trabalhar sem a obra do Diógenes ao lado.


Anti-drogas
Começa nesta segunda-feira, no Fórum Clóvis Beviláqua, o curso Prevenção à Violência e ao Uso Indevido de Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário