Já está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (www.seplag.ce.gov.br) o edital para a compra futura de até dez veículos leves sobre trilhos (VLTs) para utilização em sistemas ferroviários de transporte de passageiros. O pregão presencial para registro de preço será realizado no dia 8 de setembro, às 15 horas, na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo Bárbara de Alencar.
A compra faz parte de um projeto do Governo do Estado para fomentar o resgate de trens de passageiros com atuação na área urbana das cidades interioranas, aproveitando a infraestrutura ferroviária existente e a ampliando. Nesse processo de licitação, cinco trens devem ser destinados ao Metrô de Sobral, que será implantado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado. Os outros cinco, serão utilizados em projetos ainda a serem definidos pelo Governo do Estado.
De acordo com o edital, os trens deverão ser compostos por dois carros, autopropulsionados, diesel-hidráulicos, com sistema de climatização para o salão de passageiros e cabines de condução.
O Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.
A segunda, Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário