Este sábado (25/07) foi de festa na Casa do Idoso (sede) no Eusébio. O prefeito Acilon Gonçalves reuniu as famílias atendidas pelo Programa de Renda Mínima do município para iniciar a distribuição do cartão magnético do Banco do Brasil, através do qual, a partir deste mês de julho, elas passarão a receber o benefício. A iniciativa foi recebida com grande entusiasmo pelos participantes do programa, que lotaram as dependências da Casa do Idoso. O cartão magnético acabará, definitivamente, com as filas na agência bancária, nos dias de pagamento, e dará mais segurança no saque do dinheiro, uma vez que apenas o responsável cadastrado terá a senha de acesso à conta em que o benefício será depositado.
Acilon Gonçalves abriu a reunião, falando sobre a importância do Programa de Renda Mínima, que complementa um salário mínimo (R$ 465,00 atualmente) das famílias atendidas pelo Bolsa Família. Em contrapartida, os beneficiados dão quatro horas diárias de trabalho para a sua própria comunidade, além de comprometerem-se a usar pelo menos R$ 170,00 na compra de alimentos para a sua família, preferencialmente comprados no comércio da própria comunidade. O objetivo é garantir o alimento básico das famílias e fazer com que o dinheiro circule na própria comunidade, contribuindo para o seu crescimento e geração de empregos.
O prefeito do Eusébio incentivou as pessoas a não se acomodarem com o salário proporcionado pelo programa social, procurando melhores fontes de renda e abrindo espaço para que outras famílias mais carentes possam ser atendidas. Ele afirmou que a própria Prefeitura ajuda os membros adultos dessas famílias a encontrarem emprego nas empresas do município. Satisfeito, revelou que tem recebido elogios das comunidades atendidas pelo programa, satisfeitas com o trabalho realizado pelos beneficiários do Renda Mínima. Atualmente, 526 famílias são atendidas pelo programa, no Eusébio,
Na oportunidade, Acilon recomendou que essas pessoas resgatassem nas suas comunidades o sentimento de família, ajudando-se mutuamente, entre parentes da mesma família, vizinhos e amigos. “Quem tem filho na escola, deve procurar mensalmente o diretor para saber como está o aproveitamento do aluno, como ele está se comportando. Os pais também são responsáveis pelo bom desempenho escolar dos filhos. Esta não é uma tarefa só do professor, mas da família,“ sentenciou o prefeito. Por último, ele exortou as famílias a combaterem o uso de drogas, inclusive o álcool, nas suas comunidades, buscando, se necessário, a ajuda das autoridades competentes do município. Ao final do encontro foi servida uma feijoada a todos os presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário