Fátima Catunda parte na frente

Estado e Ministério iniciam qualificação de 10.235 trabalhadores

Definidas as ações e obras necessárias para a concretização do programa “Minha Casa, Minha Vida” e da realização da Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), sai na frente e inicia, nesta semana, a capacitação de 10.235 trabalhadores cearenses, sendo 9.235 para a construção civil e, 1.000 para o turismo. A aula inaugural para a primeira turma de 1.100 pessoas, beneficiários do Bolsa Família, foi ministrada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, às 10h30, de sábado, 11, no Hotel Praia Centro.

A qualificação é parte do Plano Setorial de Qualificação Profissional - PlanSeQ - e irá beneficiar trabalhadores dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo a capital. O evento irá reunir os prefeitos municipais e representantes do empresariado da construção e do turismo, com o objetivo de sensibilizá-los e engajá-los em mais esse desafio de inserção profissional dos beneficiários do Programa Bolsa Família, em obras e serviços realizados no Estado.

"A importância dessa qualificação vai para além do projeto 'Minha Casa, Minha Vida' e das obras da Copa do Mundo; o PlanSeQ dá a oportunidade para o trabalhador de capacitar-se e melhora a qualidade da mão-de-obra, necessária para o mercado e para o desenvolvimento da economia do Estado do Ceará", ressalta Fátima Catunda. Além do benefício pessoal ao trabalhador cearense, acrescenta a secretária, o programa gera a oportunidade para o setor produtivo de contratar mão-de-obra qualificada para seus empreendimentos e negócios.

AULA INAUGURAL

Na aula inaugural, estiveream presentes a SEcretária Fátima Catunda, a Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio, além dos prefeitos, secretários da Assistência Social, Trabalho e Turismo, e os coordenadores do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família e 13 municípios da região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Foram convidados ainda os alunos que já iniciaram o curso, beneficiários do Programa Bolsa Família, e representantes do Sindicato da Construção Civil e do Turismo.

No Ceará, o PlanSeQ Bolsa Família Construção Civil e Turismo vai capacitar um total de 9.235 trabalhadores na área da construção civil e outros, 1.000 na área do turismo, todos beneficiários do Programa Bolsa Família. O projeto assiste aos municípios da região metropolitana (Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante).

PLANSEQ

O PlanSeQ orienta a execução de ações emergenciais, estruturantes ou setoriais de qualificação social e profissional desenvolvidas a partir de demandas governamentais, sindicais, empresariais ou sociais. O objetivo do Plano é atender à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas para o desenvolvimento econômico, em particular do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), além de adequar os cursos às demandas regionais.

O Plano Setorial visa, também, à implementação de um modelo unificado de ações complementares, ampliando as oportunidades de inclusão produtiva dos trabalhadores, além de promover maior articulação entre os setores de trabalho e assistência social, nas esferas estadual, municipal e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário