Economistas, empresários, professores e estudiosos do desenvolvimento regional reúnem-se na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, nos dias 16 e 17, hoje e amnhã,durante o Fórum BNB de Desenvolvimento e XIV Encontro Regional de Economia, promovidos em parceria pelo BNB e a Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Economia (Anpec). O presidente do BNB, Roberto Smith, e a secretária-executiva da Anpec, Carmem Feijó, comporão a mesa de abertura dos eventos, que marcam os 57 anos de existência do Banco.
Logo após a abertura, programada para as 8h30, haverá debate sobre os programas Bolsa Família e Crediamigo. Presidido pelo superintendente de Microfinança Urbana e MPE do BNB, Stélio Gama Lyra Junior, o painel terá como expositores a Secretária Nacional de Renda de Cidadania Substituta, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Camile Sahb Mesquita, e o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Néri.
Em seguida, haverá mesas simultâneas sobre os temas Desenvolvimento regional: estratégias, Teoria econômica e sistemas produtivos, Assimetria de informação e eficiência alocativa, Economia política, e Migração, emprego e capital humano, entre outros.
Ainda no mesmo dia, a assessora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Helena Lastres, e o diretor de Planejamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Guilherme Maia Rebouças, abordarão os instrumentos de intervenção no Nordeste, durante a Sessão Especial Etene, coordenada pelo presidente do Banco de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento.
A programação do primeiro dia encerra-se com as sessões simultâneas dedicadas aos temas Economia aplicada e estudos setoriais, Políticas sociais e o mundo do trabalho, Desenvolvimento sustentável, Análise macroeconômica, Eficiência alocativa e contratos, Nordeste: impactos de políticas econômicas.
Na sexta-feira, após mais uma rodada de sessões simultâneas, haverá o lançamento de edições do Boletim BNB Conjuntura Econômica e de mais 19 títulos científicos. Ainda pela manhã, o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), José Sydrião Alencar Junior, presidirá a mesa Cenários para o Nordeste no novo contexto nacional e internacional, que terá como expositores a diretora de Estudos Regionais e Urbanos do IPEA, Liana Carleial, e Antonio Henrique Pinheiro Silveira (Secretaria de Acompanhamento Econômico/MF). Em seguida, o professor da UFRGS, Fernando Ferrari Filho, fala sobre a crise financeira e as repercussões sobre a economia real: uma análise (pós) keynesiana.
40 anos da REN
Na continuação, o presidente do BNB, Roberto Smith, apresenta a atuação do Banco do Nordeste no desenvolvimento regional, expondo os principais resultados operacionais da instituição, oportunidade em que falará sobre os 40 anos de circulação da Revista Econômica do Nordeste (REN), mais antiga revista científica brasileira dedicada a estudos sobre a promoção do desenvolvimento. Durante o evento, serão lançados selo e carimbo comemorativo dos Correios alusivos aos 40 anos da REN.
O evento será encerrado com a divulgação dos projetos selecionados no Programa BNB/ETENE Teses e Dissertações, e com as entregas dos Prêmios BNB de Economia Regional e BNB de Talentos Universitários, além da Comenda Mérito BNB, que será entregue ao Ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito do Nascimento, funcionário aposentado do BNB; e ao ex-presidente do BNB, José Pereira e Silva, que esteve à frente da Instituição no período de 1986 a 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário