A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou ontem, durante todo o dia, o Seminário Estratégico do Pacto um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido. O objetivo do encontro era construir o modelo de gestão para o Comitê Estadual do Pacto um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido e elaborar um plano de ação, elegendo os representantes legais e suplentes do Comitê.
Promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o evento celebrou parceria entre organizações governamentais, não-governamentais e diversos apoiadores da sociedade civil. Na ocasião, estiveram presentes a titular da STDS, Fátima Catunda e representante do Unicef, Ana Márcia Diógenes.
O Comitê Cearense do Pacto um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido é composto por 30 entidades, sendo 15 organizações governamentais e 15 entidades da sociedade civil. É coordenado pela STDS e conta com apoio da Vice-Governadoria, Assessoria da Juventude e Unicef.
O Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido é uma iniciativa de solidariedade, de cidadania e compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento da região, voltada para a redução de desigualdades. Representa parceria entre o governo federal, os governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e da população.
Semiárido
Atualmente, na região do Semiárido, composta por 11 estados, mais de 1.400 municípios, vivem cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos. A região apresenta os maiores índices de pobreza, analfabetismo e concentração de renda. É uma área considerada prioritária pelo Unicef do Brasil e pelo Governo do Estado do Ceará já que apresenta diferentes formas de ameaça e violação dos direitos de suas crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário