Padre Ze na Camara dos Deputados

Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado José Linhares proferido na Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados do dia 06 de julho de 2009.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

No dia de ontem, cinco de julho, a minha cidade de Sobral completou 236 de emancipação política do município.
Uma vasta programação vem de ser elaborada para a comemoração do evento. Mas ao ensejo desta celebração, vale refletir sobre a curiosa história desta cidade, que vem através dos tempos, demonstrando, como de uma simples povoação, um povo ergueu uma metrópole, que se sobressai no cenário sócio, político e econômico do hinterland nordestino.
À primeira vista, dever-se-ia concluir que tudo parecia conspirar para que a velha Caiçara não viesse a ter a expressão social e privilegiada de que hoje desfruta.
Incrustada no solo árido do sertão cearense, contra seu desenvolvimento alinhavam-se uma série de fatores que vislumbravam sua estagnação no desenho geográfico, a que ficaram sentenciadas muitas de suas co-irmãs nordestinas.
Com uma temperatura quase inóspita, um solo raso, uma vegetação rasteira, própria dos sequeiros, pareciam desanimar os que ali teimavam em residir. No entanto, os que a avaliaram à primeira vista, não vislumbraram a tenacidade, a determinação, a obstinação dos homens que a povoaram. A gênese do seu valor reside, especificamente, na figura máxima dos que ali nasceram.
Se Euclides da Cunha propugnava que o sertanejo é antes de tudo um forte, parodiando-o digo: o sobralense é antes de tudo um obstinado.
Vencendo todas as intempéries, os de ontem e os de hoje, plantaram na aridez do sertão nordestino, uma civilização, que a distingue e a faz singular dentre todas as cidades do nordeste. Com seu bairrismo sadio, os sobralenses primam por seu amor à terra natal. Sobralense não emigra, constrói com seu talento a grandeza de seu berço natal.
É com esta vontade indômita que temos hoje uma cidade com três universidades, sendo duas públicas e uma particular. Um CEFET com catorze cursos profissionalizantes, cursos de nível superior. Três museus, um de reminiscências culturais dos nossos antanhos, que nos legaram a arte sacra do barroco ao rococó, prataria e utensílios coloniais e objetos que vão da arqueologia aos hábitos contemporâneos.
O Museu Madi, tendo dois exemplares, um em Paris e outro em Sobral. O Museu do Eclipse, marcando a teoria da relatividade de Einstein, pois foi lá que foi pesada a intensidade da luz.
O nosso ensino fundamental alcança a 97 % da população jovem.
Além de Centro Universitário, Industrial, Comercial, Cultural de toda uma vasta região é um excelente exemplo de Administração Pública.
Por tudo isto, é que te saudamos Sobral, modelo e exemplo de cidadania.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário