O primeiro número da revista Scriptorium será lançado hoje, quarta-feira (22), durante as comemorações do Jubileu de Prata da Associação Brasileira de Bibliófilos - a mais antiga em atividade no Brasil. A solenidade está marcada para as 19 horas, no Auditório da FA7 (Rua Maximiniano da Fonseca, 1395).
A publicação, segundo o editor Lúcio Alcântara, está comprometida com a nova bibliofilia e a propagação do conceito que a atualiza e rejuvenesce. Segundo a definição dicionarizada, bibliófilo é aquele que ama, pesquisa e conserva os livros raros.
Não se ama de fato os livros sem cultivar o costume da leitura. O verdadeiro bibliófilo é antes de mais nada um leitor contumaz. Distingue-se do bibliômano, que se apraz em comprar e colecionar livros raros, pelo prazer da posse, sem valorizar os conteúdos. O colecionismo estéril, individualista, é apenas um ativo atraente e um símbolo de prestígio social, despojado da chama que anima a bibliofilia autêntica: o espírito do leitor, explica Lúcio Alcântara.
Entre os artigos do número um da revista Scriptorium, cuja editora-adjunta é Regina Fiúza, estão Convivendo com Sábios, de Ednilo Soárez; A Palavra Livro, de Horácio Dídimo; Como Aprendi a Gostar de Livros, de João Soares Neto; Notícia de Dom Gaspar de Leão: Um Clássico Português Desconhecido, de José Alves Fernandes; A Impressão Régia no Brasil e no Ceará, de José Augusto Bezerra; Livro ou Massificação, de José Costa Matos; Leituras e Garimpagens, de José Mindlin; São Jerônimo e o Livro, de Lúcio Alcântara; Acerca da Linguagem, de Noemi Elisa Aderaldo; Livros. Para quê?, de Paulo Elpídio de Menezes Neto; Da Renascença ao Jubileu, de Regina Cláudia Pamplona Fiúza
Na solenidade de 25 anos da Associação, presidida por José Augusto Bezerra, serão agraciados com a Medalha do Mérito Cultural José Mindlim os sócios fundadores Pedro Henrique Saraiva Leão, Pedro Alberto de Oliveira Silva e José Arrais Maia Sobrinho. Também, durante o evento, tomarão posse os novos membros Ubiratan Diniz Aguiar, Francisco José Pinheiro, Hélio Leitão e Ingrid Schwamborn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário