Secult reúne humoristas do Ceará em Fórum

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza nesta quarta-feira (15), às 19 horas, no foyer do Theatro José de Alencar, a primeira reunião do Fórum Cearense do Humor (Fochu). A ação vem atender a uma demanda da classe humorística do Estado, reconhecida como a mais criativa do País, que há muitos anos reivindica políticas públicas específicas para o setor. Com a criação do Fórum, o Governo do Estado dá um passo pioneiro ao reconhecer a importância do humor para a cultura cearense.

Incluídos na categoria artes cênicas pelo Sistema Estadual da Cultura (Siec), o humor passa a contar com um Fórum, que é um espaço permanente de diálogo e consulta da sociedade civil para as políticas de cultura. Para cuidar da classe, a Secretaria da Cultura do Estado contratou a assessoria da atriz e humorista Karla Karenina (mais conhecida pela personagem Meirinha), que passa a integrar a equipe da Coordenação de Ação Cultural (Codac).

As reuniões do Fórum são abertas, com vistas a promover a participação dos mais diversos atores e personagens do humor cearense. Na pauta da primeira reunião está a aprovação do regimento interno do Fórum, além de um calendário de ações para o humor neste próximo semestre.

A criação do Fórum Cearense de Humor institucionaliza o processo de discussão da Secretaria da Cultura do Estado e demais órgãos públicos com os segmentos artísticos. Processo que já permitiu a criação de fóruns de outras três linguagens (Audiovisual, Literatura e Artes Visuais) e que avança na democratização das políticas culturais do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário