O Projeto Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), encerra nesta quinta-feira, 16, às 17 horas, na sede da Flated, mais dois cursos: Administração de Empresas e Administração em Turismo e Hospitalidade. Foram capacitados 205 jovens na linha de ação jovem aprendiz, durante 1 ano, com carga horária de 450h/a. Dentre as disciplinas que compuseram os módulos básicos destacam-se: Formação Cidadã, Preparação para o Trabalho, Fundamentos da Matemática, Comunicação Oral e Escrita, Informática Básica, Inglês e Qualidade no Atendimento. Nos módulos específicos foram ministrados conteúdos para Auxiliar Administrativo, Agente Operacional de Atendimento, Agente Operacional de Supermercado, Agente Operacional na Área de Turismo, Organização de Eventos e Informações Turísticas.
Na ocasião, 19 empresas que já contrataram aprendizes serão homenageadas. São elas: Unimed Fortaleza, Editora Verdes Mares, Hotel Oásis, Uniclinic, Superdeli Indústria e Com. De Alimentos Ltda, Hospital Gênesis, Center Box. Auto Peças Pe. Cícero, Fortes Informática, Yann Comércio Indústria Ltda, TBM Têxtil Bezerra de Menezes, Makro, FIC, Carrefour, Laboratório Louis Pasteur, Hospital Leiria de Andrade, CAGECE, INACE e HAPVIDA. A homenagem tem por objetivo estimular outras empresas a contratar jovens capacitados pelo programa.
Qualificação Cidadã
O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação - Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.
O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado do Ceará, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. "O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã", afirma a titular da STDS, Fátima Catunda.
Projeto Primeiro Passo
Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto.
Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante o período de um ano. Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.
Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário