Terça Negra recebe Gilvan Gomes no Parque da Liberdade
A Terça Negra está de casa nova. Projeto que integra o calendário cultural de Fortaleza há dois anos, a Terça Negra passa a ser realizada na Cidade da Criança (antigo Parque da Liberdade), no Centro. Nessa terça (21), o show fica por conta de Gilvan Gomes e Banda, com a apresentação Afrofest. O show surgiu com a proposta de incentivar os profissionais em educação e cultura na criação e busca de novas ferramentas que propiciem uma educação igualitária no processo de ensino-aprendizagem no que se refere à diversidade étnico-racial.
Utilizando a música popular brasileira com meio, Gilvan Gomes e Banda buscam contribuir para a consolidação da Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas nas escolas. Além da apresentação musical, a Terça Negra será o espaço para a posse da nova coordenação do Movimento Negro Unificado.
O evento é gratuito e tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas, tradicionais e contemporâneas, da cultura negra cearense. O novo palco das apresentações da Terça Negra não poderia ser mais significativo para a luta do povo negro do Ceará. Urbanizado em 1890, o local recebeu o nome de Parque da Liberdade, em referência à libertação dos escravos no Estado.
O projeto Terça Negra é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), e ocorre semanalmente. Criada no final de 2007, a Coppir atualmente faz parte da SDH, que tem o objetivo de articular a política de direitos humanos no âmbito municipal, com atuação transversal a todos os órgãos da Prefeitura de Fortaleza.
SERVIÇO
Terça Negra, com Gilvan Gomes e Banda e posse da nova coordenação do Movimento Negro Unificado
Data: 21/07/2009
Horário: 17h
Local: Parque da Liberdade (conhecido como Cidade da Criança). Rua Pedro I, s/n. Centro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário