As duas primeiras camisas metálicas, de um total de 996, que servirão para o revestimento das estacas de concreto da ponte e do cais de atracação, já foram cravadas, sendo iniciados os trabalhos de concretagem das mesmas. A implantação faz parte das obras do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) que ampliará o Terminal Portuário do Pecém. Outra frente, o prolongamento do quebra-mar já atinge mais de 160 metros de extensão que deverá ter mil metros, conforme a Companhia de Integração Portuária (Cearáportos), ou seja, quase 20% das obras civis já estão prontos. Com a ampliação, a estrutura passará a ter 2.700 metros de extensão.
O TMUT deverá ficar pronto até 2010. A obra está sendo construída pelo consórcio Marquise/Ivaí e permitirá quadruplicar a atual movimentação de contêineres, elevando de 150 mil TEUS ano para 750 mil ano. Cerca de 50 carretas trabalham no transporte e lançamento de pedras para a obra. Segundo Luiz Hernani, diretor de Implantação e Expansão da Cearaportos, órgão vinculado à Secretaria da Infrtaestrutura do Estrado (Seinfra), as obras do TMUT avançam dentro do cronograma previsto. "Com a implantação das duas primeiras camisas, começa a fase de concretagem das primeiras camisas, com previsão de conclusão neste final de semana. Em seguida outras duas camisas serão implantadas, elas já estão sendo preparadas", destacou o engenheiro. O quebra-mar é outra frente que também transcorre dentro do prazo previsto.
As obras de ampliação do TMUT constam ainda da construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra demandará recursos da ordem de R$ 313,7 milhões.
As camisas metálicas estão sendo construídas, parte em Maracanaú, e parte em Pernambuco. As estruturas servirão de revestimento dos pilares da ponte de acesso. As 996 camisas metálicas terão 0,80 metros de diâmetro cada, com 24.900 metros, pesando 4.980 toneladas servindo para o revestimento das estacas de concreto da ponte e do cais de atracação. O investimento será de R$ 36,7 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário