A decisão do governo de reduzir o IPI para quatro setores da economia já surte efeito sobre a cadeia produtiva de ao menos três deles - seja pela volta do crescimento da produção, pelo aumento nas vendas ou por uma nova leva de contratações. Como mostra reportagem de Danielle Nogueira, publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO, na linha branca, a produção saltou 20% em maio e junho, em relação a igual período de 2008.
Alguns fabricantes de acessórios para a construção civil registraram recorde de vendas em junho, após leve recuperação em maio. E as montadoras, depois de baterem números históricos de vendas em junho , já preveem novos recordes para o ano. No final de junho, o governo decidiu prorrogar a reduções dos impostos sobre veículos, pães, materiais de construção e eletrodomésticos.
Para atender à alta na demanda por seus produtos, os três segmentos voltaram a contratar, contribuindo para o avanço do saldo positivo de abertura de vagas na indústria de modo geral em julho.
Segundo estimativas do economista Fábio Romão, da LCA Consultores, foram criadas 17,3 mil vagas no setor no mês passado, pouco abaixo da média da década para o período, de 18,5 mil, e bem acima do registrado em junho - apenas 2,8 mil vagas. Os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho deverão ser divulgados na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário