Desde 2007 o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura, realiza nos mês de setembro a Primavera dos Museus. Nesta época, os museus de todo o país organizam uma programação conjunta para a população. Com o tema “Museus e Direitos Humanos”, elas refletem acerca do papel dos museus, como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória, reconhecendo a cultura como um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades.
Desta forma, o Museu da Imagem e do Som (MIS), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado, promove intenso debate sobre a questão da habitação na cidade de Fortaleza, no projeto MISturas Culturais, realizado dia 18 de setembro, sexta-feira, das 14h às 19h. Assim, mesas redondas e palestras abordam a temática com pesquisadores e representantes dos bairros Conjunto Prefeito José Walter, Conjunto Palmeiras, Pirambu e Serviluz.
A programação conta com a abertura da mostra “De dia falta água, de noite falta luz: Uma história de bairros na cidade de Fortaleza". Através de imagens do acervo do MIS, o público poderá acompanhar os problemas da habitação a partir de dois importantes e populosos conjuntos habitacionais: o Conjunto Prefeito José Walter e o Conjunto Palmeiras. A abertura da mostra acontece às 19h e ela segue em cartaz até 13 de outubro.
MISturas Culturais: Realizado pelo MIS/CE, equipamento cultural ligado à Secult, o projeto faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (comemorado dia 18 de Maio), realizando palestras, mesas-redondas, contação de histórias, sessões de cineclube, apresentações musicais, roda de poesias, intervenções de artistas plásticos, mostras multimídia com seleções do acervo, apresentações folclóricas, entre outras atividades. O MISturas Culturais se caracteriza pela fusão de diferentes linguagens relacionadas com imagem, som e patrimônio cultural, tendo mensalmente um recorte temático a ser abordado.
Programação - 18 de Setembro
14h - Mesa-Redonda: Estudos: Constituição do espaço urbano de Fortaleza
Marise Magalhães – José Walter
Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará
Luis César – Conjunto Palmeiras
Geógrafo pela Universidade Federal do Ceará
André Aguiar – Serviluz
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
16h - Mesa-Redonda - Fortaleza e movimentos sociais
Movimento dos Conselhos Populares; Movimento Emaús; Banco Palmas, Economia Solidária e ONG Serviluz
18h - Palestra – As diferentes formas de habitar a cidade
Pádua Santiago (Prof. do Depto de História da Universidade Estadual do Ceará)
José Bozarcchiello da Silva (Prof. do Depto de Geografia da Universidade Federal do Ceará)
19h - Abertura da exposição “De dia falta água, de noite falta luz: uma história de bairros na cidade de Fortaleza"
Visitação: 21 de setembro a 13 de outubro de 2009, de segunda a sexta, de 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário