Comissão do PAC visita as obras de urbanização do rio Maranguapinho

A Comissão Especial do PAC, da Assembleia Legislativa, visita amanhã, às 15 horas, as obras de urbanização do rio Maranguapinho, que tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Os parlamentares querem saber o andamento das obras e qual a previsão de conclusão; quanto já foi gasto e quanto falta. A visita será acompanhada pela secretário-ajunto estadual de Cidades, Jrandir Santiago.


Já foram ouvidos pela Comissão Especial do PAC, da Assembleia Legislativa, o secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, que falou sobre as obras de saneamento ambien tal no Ceará; o superintendente estadual do DNIT, Guedes Neto, que abordou a recuperação das estradas federais que cortam o Ceará e a duplicação da ponte JK, sobre o rio Jaguaribe, em Aracati, e a construção da ponte sobre o rio Cocó, na Sabiaguaba, em Fortaleza. Também foi ouvido o diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho, que abordou o andamento das obras da ferrovia.

Mais recentemente, a Comissão Especial do PAC ouviu os secretários de Cultura do Estado, Auto Filho, e de Fortaleza, Fátima Mesquita, que reveleram os projetos implantados no Estado com recursos federais através do PAC. A reunião durou três horas. Na oportunidade, o secretário Auto Filho destacou o pioneirismo do programa, no sentido de incluir a cultura na sua esfera de prioridades. Ele informou que o PAC está investindo 4,7 bilhões, desde 2007, no programa Mais Cultura, que tem o objetivo de reduzir a po breza e as desigualdades sociais por meio da implantação de projetos ligados à cultura. “Em nenhum outro governo a cultura teve posição de destaque como no Governo atual. Essa é uma das mais importantes conquistas já alcançadas na área cultural”, ressaltou o secretário. O secretário informou, ainda, que o programa Mais Cultura é dividido em três categorias, sendo elas Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades, e Cultura e Economia.

O secretário ressaltou que até o momento, já foram aplicados R$ 25,7 milhões em recursos do PAC em cultura no Estado. Para o próximo ano, ele prevê ainda um investimento de R$ 21,9 milhões, com margem para crescimento de até 30%, caso o Ministério da Cultura consiga ampliar seu orçamento para 2010. A reunião foi presidida pelo deputado Edson Silva, presidente da comissão, e contou com a participação dos deputados Dedé Teixeira (PT), Nelson Martins (PT), Guaracy Aguiar (PMDB), e Augustin ho Moreira (PV), além da Secretária de Cultura do Município de Fortaleza, Fátima Mesquita.

A secretária Fátima Mesquita relatou como estão sendo aplicados os recursos oriundos do PAC para qa Prefeitura de Fortaleza. O maior destaque, segundo ele, éo funcionamento do CUCA Che Chevara, na Barra do Ceará, que já é referência e está sendo copiado por outras cidades brasileiras.

A comissão especial criada no último dia 28 de agosto para acompanhar as obras do PAC é presidida pelo deputado Edson Silva (PSB) e tem os deputados Augustinho Moreira (PV) como vice-presidente e Welington Landim (PSB) como relator. Também integram a comissão os deputados petistas Nelson Martins, Rachel Marques e Dedé Teixeira; Guaracy Aguiar (PRB), Manoel Castro (PMDB), Lula Morais (PC do B) e Stanley Leão (PSDC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário