Da coluna de papel do Jornal O Estado
Lisboa (Portugal) 11 graus.
Vento na direção oeste com 29 km/h de velocidade. Estou voltando de Paris, via Santiago de Compostela. Fui à mesa parisiense e em seguida pedir perdão pelo pecado da gula aos pés de Santiago de Compostela, onde por sinal a gente come uma paella que só rezando mesmo. Fica ao lado esquerdo de quem sai da catedral milenar, numa ruazinha estreita e quase sem trânsito. Dois minutos a pé. Pois bem. Aqui em Lisboa, afora a zanga do povo com as diatribes soltas ao vento pela Maitê Proença que virou persona non grata em Portugal, pelas besteiras que disse dos portugueses, a novidade é a presença de Paes de Andrade que ao lado de Paulo Bonavides lança a 12ª. Edição do Livro Histórias das Constituições do Brasil, um sucesso entre novos e velhos estudiosos do direito constitucional. Dentre as alegrias de voltar aqui, encontro o grande mestre do direito português, o constitucionalista JJ. Gomes Canotilho, com quem tomo um Pêra Manca sob o céu meio lá meio cá e a temperatura em queda. Paes, cercado de carinhos e amabilidades, ganhas das amizades que fez aqui quando Embaixador e ao longo dos anos, tem festa amanhã, 22, na Fundação Mário Soares, no Centro de Lisboa, em cuja companhia pretendo calibrar um Porto de honra com ele e o boa gente José Sócrates, primeiro ministro re-eleito e de presença confirmada além do presidente Cavaco Silva, aquele da história que contei semana passada. Paris é Paris, Compostela é Compostela, Lisboa é Lisboa. O resto é a saudade que o canelau daqui sente do Felipão.
“O Brasil não se transformou em capitania hereditária. O povo sabe escolher o seu destino”.
Zé Serra sobre Lula transferir votos pra Dilma Rousseff.
Mister Simpatia (Nota da foto)
Entre um gole e uma garfada, rimos muito de passagens dos universos político e jornalístico. O jantar de ontem com o primeiro ministro José Sócrates foi agradabilíssimo. Sem intermediários ou interferências, pudemos falar de quase tudo como o fato de ele estar no poder sem contar com ninguém na Assembléia da República. Mas isso são outros quinhentos.
Adoro comunista
Eles fazem reunião pra marcar reunião. E criar cargos como as secretarias de movimento comunitário e de meio ambiente, a comissão especial de articulação política para 2010 e o núcleo de documentação e pesquisa.Sim, e re-eleger o Patinhas presidente.
• A novidade do ano. PCdoB do Ceará, re-elege Patinhas presidente, tendo na vice a mulher de Inácio Arruda. Deve ser uma das sugestões dos comunistas: nunca largar o osso. Patinhas, O Eterno!
• Caixa surda. “Os trabalhadores da Caixa, em greve há 24 dias, terão audiência de conciliação com o banco, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), hoje, às 9h.
• BNB paga a conta. O Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, em sua terceira edição, é o maior evento de comunicação pública da região. Dias 4 e 5 de novembro, em Fortaleza.
• Entre colunas. A Loja Maçônica Deus e Fraternidade nº 4, de Fortaleza, está comemorando 80 anos de existência. Segunda-feira teve festa branca, o que é muito justo e perfeito.
• Presente de grego. Dedé Teixeira deu de presente a Lula, em Mauriti, uma camisa oficial do Ceará Sporting. Se o homem for pé frio pra futebol, como dizem...poderia ser pior; do Leão.
• Acabou a piscininha. Quando menino vinha de Sobral tomar banho de mar nas piscinas da Praia de Iracema. Até bem pouco podia vê-las. Hoje, são só lembranças. A Prefeita fez delas um calçadão.
• Casa cor. Os organizadores da mostra deste ano incluíram na exposição espaços ligados a hotelaria e ao turismo, com o Hotel Casa Cor e uma agência de viagens.
• Los ermanos. Os argentinos, se houvesse uma eleição hoje, poriam na presidência ninguém menos que Lula da Silva. Lulalá teria 52% dos votos de los ermanos.O Cara bombou no tango.
• Comunista arrependido. O presidente da Funasa, Danilo Forte, abandonou o PCdoB, ao qual diz que sempre foi filiado. Vai disputar mandato de deputado federal pelo PMDB do Ceará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário