De: Marcus Henrique Paranaguá do Pessoal do Blog em NY,nos EUA.
O historiador piauiense Chico Castro lança nesta quinta-feira (22), às 20 horas, o Perfil Parlamentar do II Marquês de Paranaguá, 304 págs., no Auditório Planalto/Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, como parte das comemorações do Dia do Piauí. O livro é mais um lançamento da coleção Perfis Parlamentares, da Câmara dos Deputados.
João Lustosa da Cunha Paranaguá, o II Marquês de Paranaguá, que atuou por mais de 40 anos com brilhantismo na política brasileira durante o II Reinado, nasceu no interior do Piauí em 1821 e faleceu no Rio de Janeiro em 1912. Deputado Geral (Federal) de 1849 a 1865, e depois Senador de 1865 a 1889, quando caiu o Império. Exerceu também vários cargos no Poder Executivo, tendo sido Ministro de diversas pastas, inclusive o Ministério da Guerra, no período mais crucial da Guerra do Paraguai.
Amigo pessoal de D. Pedro II, o Marquês de Paranaguá muito trabalhou pelo Piauí, em especial pela navegação do Rio Parnaíba, o segundo em extensão do Nordeste (1470km), sobretudo por ter levado para Teresina a navegação a vapor, em 1859, marco decisivo para o desenvolvimento da economia local.
Como político participou dos fatos mais importantes do II Reinado, como a libertação dos escravos, a Guerra do Paraguai, a lei da reforma hipotecária, a lei das execuções, a reforma do Judiciário, a reforma do ensino brasileiro etc.
Chico Castro é jornalista, historiador e poeta. Este é o seu décimo terceiro livro, sempre destacando a história do seu torrão natal, como fez em 2007, ao publicar A Coluna Prestes no Piauí, pelas Edições do Senado Federal.
Criada em 1977, com o objetivo de enaltecer grande nomes do Legislativo Brasileiro, a série Perfis Parlamentares, da Câmara dos Deputados, resgata a atuação marcante de representantes de toda a história do Parlamento Brasileiro, tanto do período imperial, quanto do fase republicana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário