Welington sugere Medalha Virgílio Távora para Ciro Gomes

O deputado federal Ciro Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará deverá receber a Medalha Virgílio Távora, entregue pela Assembleia Legislativa, de dois em dois anos, ao político brasileiro de destaque de maior destaque da nação brasileira que tenha serviços prestados à Pátria em defesa da democracia. A proposta do deputado Welington Landim já tem o número de assinaturas suficiente para tramitar.


Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (22/10), o líder do bloco PSB-PT-PMDB, deputado Welington Landim (PSB), propôs que a Medalha Virgílio Távora seja entregue ao ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) . “A medalha foi instituída há 21 anos e é uma homenagem ao político de maior destaque da nação brasileira que tenha serviços prestados à Pátria em defesa da democracia. Ela é entregue de dois em dois anos pela Assembleia Legislativa”, disse.

Welington ressaltou que, se estivesse vivo, Virgílio Távora completaria, no próximo dia 29, 90 anos de idade. “Filho de Fernandes Távora e de dona Carlota, ele engrandeceu o Ceará exercendo importantes cargos, como por exemplo, Ministro de Viação e Obras Públicas”, citou, lembrando que Virgílio foi deputado federal em três oportunidades, senador em dois mandatos e Governador do Ceará em outra duas oportunidades.

“Na história do Ceará, ele se inscreve como um símbolo da modernidade, marcando sua vida com uma aguda visão de futuro. Foi assim que trouxe para o Ceará a energia elétrica de Paulo Afonso, atraindo, a partir daí, importantes indústrias para o nosso Estado”, comentou, acrescentando que Virgílio “significa trabalho, confiança, entusiasmo e visão de futuro”. Welington disse que citou uma rápida biografia de Virgílio para ratificar a importância da Medalha que leva seu nome.

Ainda conforme o parlamentar, Ciro merece receber a homenagem por ser uma referência nacional “que deve ser seguida, aplaudida e incentivada pelos que também defendem um Brasil, um Nordeste, um Ceará mais desenvolvido e socialmente justo”.

Ele lembrou que Ciro Gomes foi eleito deputado estadual em 1986, deixando o Parlamento para ser prefeito de Fortaleza. “Em 1990, foi eleito Governador do Ceará. Após dois mandatos, deixou o Governo com altos índices de aprovação popular”, observou. Segundo Landim, seus mais ousados feitos foram “a moralidade pública, a industrialização e os investimentos em áreas vitais, como educação, saúde, transporte, infraestrutura e geração de emprego e renda”.

Landim salientou que Ciro foi o grande mentor da construção do Canal da Integração, “obra que tirou a Grande Fortaleza de uma ameaça de colapso de água”. Conforme ele, Ciro já recebeu diversas homenagens, como o prêmio Maurice Pate, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como reconhecimento pela redução da mortalidade infantil. “Também foi ministro da Fazenda no Governo Itamar Franco e candidato à Presidência da República em duas oportunidades”, disse, acrescentando que ele “foi também o homem que teve a coragem de incentivar a transposição de águas do São Francisco”.

Os deputados Sineval Roque (PSB), Moésio Loiola (PSDB), Fernando Hugo (PSDB), Rômulo Coelho (PSB), José Albuquerque (PSB) e o líder do Governo na Casa, Nelson Martins (PT) se associaram a Welington Landim e parabenizaram o deputado pela proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário