CÂMARA PROMOVE ENCONTRO COM
EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS
A Câmara Municipal promove no dia 7 de junho o I Encontro dos Empreendedores Individuais Formalizados de Fortaleza, que pretende reunir diversos profissionais formalizados pelo programa Empreendedor Individual. A Câmara, por meio da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel, já atingiu o marco das 1.020 empresas abertas.
A ideia do encontro, segundo Janemary Monteiro, que coordena esses dois espaços, é fortalecer a atuação dos profissionais, por meio de orientações acerca de assuntos pertinentes aos negócios. Segundo ela, serão planejadas outras edições do encontro
Neste primeiro encontro, serão abordados assuntos como a linha de crédito especial do Banco do Brasil, a nota fiscal digital isenta de impostos, a visita técnica domiciliar realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a declaração de rendimento bruto.
Estarão presentes no evento representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Sebrae, do Banco do Brasil e das Secretarias da Fazenda do Ceará (Sefaz) e de Finanças de Fortaleza (Sefin).
As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 31 de maio na Sala do Empreendedor da Câmara.
SERVIÇO
I Encontro dos Empreendedores Individuais Formalizados de Fortaleza
Dia 7 de junho, das 14h30min às 17 horas na Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830, bairro Luciano Cavalcante)
Inscrições até o dia 31 de maio na Sala do Empreendedor
Informações pelo número (85) 3444 8444
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
CÂMARA MÓVEL PERMANECE NA PRAÇA DO FERREIRA
Quem circula pelo Centro e tem interesse em montar um pequeno negócio ou formalizar sua atividade autônoma pode ir à Praça do Ferreira durante essa semana. É que o Câmara Móvel, trailer da Câmara Municipal que reúne os serviços da Sala do Empreendedor e da Ouvidoria, permanece por mais uma semana no local.
Este é o terceiro período em que o veículo estaciona na Praça - primeiro, no início deste mês e, na semana passada, na segunda edição do Mundos do Trabalho na Praça. Nesses dois momentos, 47 pessoas se formalizaram.
Segundo Janemary Monteiro, coordenadora da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel, o próximo destino será a Praça da Sé, próximo à Catedral, onde há diversos feirantes que trabalham com confecções.
UNIVERSIDADES – Além do trabalho de formalização dos empreendedores, a Câmara também vem realizando palestras em faculdades sobre o programa Empreendedor Individual (EI). De acordo com Janemary, o objetivo é divulgar e qualificar a política pública.
Amanhã, 25, às 9h30min, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), profere palestra na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Já no dia 31, é a vez da Universidade de Fortaleza (Unifor), às 8h30min. Outras palestras já foram realizadas na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro), nas Faculdades Nordeste (Fanor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e na faculdade Christus.
VEREADORES DISTRIBUEM CARTILHA DE COMBATE
À EXPLORAÇAO SEXUAL
No último dia da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sábado (22), os vereadores Gelson Ferraz (PRB) e Carlos Dutra (PSDB), mobilizaram toda a comunidade para mais uma ação da Blitz da Cidadania. O movimento busca combater atos de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Os parlamentares participaram da caminhada “Crack, tire essa pedra do seu caminho!”, que visa a conscientizar a sociedade da letalidade dessa droga. Além de incentivar a caminhada contra o uso do crack, os vereadores também aproveitaram para distribuir a cartilha que informa a população sobre o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. “Foi importante distribuir esse material na caminhada, porque dessa forma, vamos atingir principalmente os jovens, que muitas vezes se prostituem para ganhar R$ 10 e comprar duas pedras de crack”, afirmou Gelson.
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda da Câmara Municipal, Gelson também fez uma avaliação das ações realizadas pela comissão. Segundo ele, só resultados positivos marcam esse trabalho: “a aceitação da população é enorme. O trabalho desenvolvido pelos vereadores está de parabéns, acho que nós conseguimos contribuir para uma sociedade mais informada. Agora todos sabem que para denunciar um caso de exploração, é só ligar 100 e tudo é mantido sob sigilo.”
PRAÇAS PÚBLICAS DE FORTALEZA
SERÃO APADRINHADAS
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), participou na última sexta-feira (21) de uma audiência pública que discutiu a infraestrutura e o uso coletivo das praças em Fortaleza. Na ocasião, foram apresentadas algumas ações que devem ser desenvolvidas a partir desse ano com mais frequência, como o apadrinhamento de praças públicas, por empresas particulares e a construção de academias nesses espaços.
Na oportunidade, a população demonstrou um certo receio em relação ao apadrinhamento das praças. Segundo a vereadora, eles temem que esses espaços públicos sejam privatizados. “A população conversou com todos os órgãos presentes e ficou claro que as praças públicas são de responsabilidade da Prefeitura, e que somente será feita uma parceria com as empresas privadas” assegurou.
A promessa da construção de academias nas praças públicas foi feita na ocasião pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Evandro Lima, que garantiu inicialmente 50 academias, por meio de repasse do Ministério do Esporte. A iniciativa visa, principalmente, a oferecer mais lazer aos idosos.
Eliane também destacou a importância do debate ter grande presença da população, oferecendo a oportunidade de todas as dúvidas serem sanadas. “A população participou ativamente dessa discussão. Dando sugestões e exigindo também respostas.”
Estiveram presentes na audiência, além da vereadora Eliana Gomes, representantes das Secretarias Executivas Regionais I, II, III e Centro, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Guarda Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) e o Coordenador do Programa “Fortaleza Bela, Quero Te Ver.
WELLINGTON DESTACA PROJETO
SOBRE TRAVAS DE SEGURANÇA
O vereador Wellington Sabóia (PTN) aguarda parecer das comissões técnicas da Câmara Municipal sobre projeto de sua autoria que dispõe sobre a instalação de travas de segurança em hotéis, motéis e pousadas de Fortaleza. Destacando a importância da matéria, Wellington disse que mais de nove mil assaltos, durante o primeiro semestre de 2007, foram registrados em Fortaleza e demais cidades da Região Metropolitana.
De acordo com o projeto, ficam instaladas nos hotéis, motéis, pousadas e similares, no âmbito do município de Fortaleza, travas de segurança para suítes dos seus respectivos estabelecimentos comerciais. Os empresários desses estabelecimentos comerciais terão que instalar internamente as travas de segurança, que poderão ser destravadas internamente.
Wellington acredita que seu projeto, transformado em lei, reduzirá a incidência de assaltos nesses estabelecimentos. Para ele, a cada dia fica provada a deficiência na questão segurança dos clientes de hotéis, motéis e pousadas, e uma boa ideia pode trazer grandes benefícios, como aumentar a privacidade dos clientes e trazer um pouco mais de segurança a clientes desses estabelecimentos comerciais.
FACÓ QUER CONSCIENTIZAR
JUVENTUDE SOBRE DROGAS
O consumo de substâncias tóxicas, principalmente drogas, tomou uma dimensão descomunal entre a juventude, causando, nos usuários elevada dependência, danos à saúde física e mental, e deformação da personalidade. Pensando assim, o vereador Paulo Facó (PTdoB) apresentou à Câmara de Fortaleza uma indicação que dispõe sobre o processo de conscientização do educando acerca dos efeitos das drogas, do álcool e do tabaco.
Através do projeto, Paulo Facó quer que as escolas da rede municipal de ensino possam ser usadas como campo de ação para a prevenção e combate à utilização de drogas e a outros vícios, mediante o desenvolvimento de atividades de cunho educativo. Entre essas ações, a de ministrar noções sobre os efeitos dessas substâncias tóxicas.
O vereador foi estimulado a apresentar a proposição por entender que, para que o mundo seja melhor, mais feliz e mais saudável, faz-se necessário acabar com essa chaga da sociedade, as drogas. “As drogas trazem a seus consumidores, especialmente crianças e aos jovens, malefícios que marcam as pessoas de forma negativa para o resto de suas vidas”, frisou.
A indicação de Paulo Facó foi distribuída para a vereadora Eliane Novais (PSB), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e de Cidadania, já indicada relatora. Depois de aprovada pela Câmara e enviada à prefeita Luizianne Lins, ele espera que a matéria volte à Casa na forma de mensagem.
IS: 24.05.2010
--
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa
+ 55 85 3444.8304
www.cmfor.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário