Escultura – Perseu e a cabeça da Medusa (1545/1554)
A Loggia dei Lanzi, também conhecida como Loggia della Signoria, é um monumento histórico de Florença situado na Piazza della Signoria - a praça central da cidade, à direita do Palazzo Vecchio (sede do poder civil) e ao lado da Galleria degli Uffizi ( o Museu de Belas Artes que foi ateliê e oficina dos artistas artesãos).
Loggia quer dizer galeria, arcada aberta. A bela loggia de Florença recebeu esse nome porque ali acamparam os Lanzichenecchi, ou soldados mercenários que serviam ao Sacro Império Romano. O termo é derivado do alemão Landsknecht (Land = terra + Knecht = servidor). Eles se abrigaram ali em 1527, a caminho de Roma, e a Loggia passou a ser chamada de Loggia dei Lanzi, numa abreviação do nome alemão.
Sua denominação original, della Signoria é, como fica óbvio, devido ao fato de estar situada na praça que é o coração de Florença. No entanto, até hoje os florentinos se referem a ela mais como Loggia dei Lanzi que della Signoria..
Construída entre 1376 e 1382, por ser local coberto, servia para a realização de assembléias públicas e cerimônias oficiais da República. Não tem um estilo definido. Poderia ser considerada gótica se não fossem as arcadas renascentistas. Quando cai a República, e é criado o Grão Ducado da Toscana, e ela passa a não mais servir como centro de assembléias dos cidadãos, dão-lhe a destinação de abrigar obras de arte. Isso faz da Loggia um dos primeiros espaços de exposição publica do mundo.
São treze as esculturas que se pode contemplar de perto a qualquer hora do dia e da noite e sem comprar ingresso... São belíssimas, mas sem dúvida a mais famosa é “Perseu com a cabeça da Medusa”, também conhecida com o Perseu de Cellini, que foi a primeira das estátuas ali colocadas e a única encomendada expressamente para o local.
Considerada a obra prima do verdadeiro joalheiro-escultor Benvenuto Cellini, a escultura, em bronze, deu muito trabalho ao artista para ser realizada e é a única, das treze, feita especialmente para a Loggia della Signoria.
Colocada no alto de um pedestal, Perseu segura a cabeça da Medusa pelos cabelos e olha para baixo, em direção ao espectador. Com a mão esquerda empunha a espada curva que lhe foi dada por Mercúrio, de quem é protegido. O pedestal, removido no século XX e substituído por uma cópia, é outra obra prima: todo ele com pequenos bronzes que representam divindades ligadas ao mito de Perseu, demonstra todo o talento do escultor em obras de menor escala. O pedestal original está no Bargello, museu de esculturas, também em Florença.
Perseu, depois de uma restauração prolongada, voltou a ficar em exposição na Loggia dei Lanzi e é obra que merece toda nossa atenção: é perfeita.
Loggia dei Lanzi, Florença, Itália
Fontes: Encyclopedia Britannica
http://en.wikipedia.org/wiki/Loggia_dei_Lanzi
Penso eu - Amanheci com uma saudade imensa de Firenzi. E mais: Ainda prefiro a fantástica O rapto das Sabinas, tambem em Firenzi, no mesmo espaço. Tem dias que a gente amanhece assim. Uma enorme dor no corpo com vontade de ver coisa bonita, se emocionar com gente inteligente, rir de situações difíceis, acreditar que Deus existe, soprar uma bola de sabão e pensar que não vai estourar...tem dias que a gente acorda assim...um balão cheio de hélio, inflado pelas saudades, pelas lembranças, pelos sonhos de voltar a algum lugar ou até saudades de onde nunca se foi ou viu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Visitei a Lojja, tirei muitas fotografias. Foi uma manhã encantadora. Estava querendo maiores informações sobre a escultura. Obrigada pela ajuda!
ResponderExcluir