Brito assina hoje Dragagem de Fortaleza

12ª obra do Plano Nacional de Dragagem (PND)

O Ministro dos Portos, Pedro Brito, estará nesta segunda-feira (26/07), em Fortaleza, para a Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra de dragagem de aprofundamento do Porto do Mucuripe. A solenidade acontecerá no auditório da Companhia Docas do Ceará (CDC), Praça Amigos da Marinha, a partir das 11h, com a presença de toda a comunidade portuária. A obra da Dragagem aumentará a profundidade do Porto do Mucuripe dos atuais -10 metros para -14 metros .

Dando sequência ao Programa Nacional de Dragagem (PND), que consiste no aprofundamento dos 18 principais portos do país, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Secretaria de Portos (SEP) irá investir o valor de R$ 54,6 milhões para deixar o porto cearense com a profundidade de mercado. Com esta obra o Mucuripe poderá receber todos os tipos de embarcação, estimando-se que a movimentação de cargas aumente em até 30%.

Segundo Pedro Brito, a obra de dragagem interfere diretamente na economia do Estado, uma vez que o porto poderá receber maiores navios (Post-Panamax, com capacidade de 6.000 TEU, porte de 70.000 DWT, comprimento de 305m, boca de 44m e calado de até 12,5m) e operar com a carga plena.

A empresa Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda, que atualmente executa a dragagem do Porto de Natal, também contemplado pelo PND, irá retirar o valor de 5.947.245m³ de material. A obra de Fortaleza, que consiste no aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução, deverá ser concluída em aproximadamente oito (08) meses.

Neste 1° semestre, o porto registrou movimento de 2.023.443 toneladas, entre importação e exportação. O número representou crescimento de 26,52% em relação ao mesmo período de 2009. A expectativa com a obra é que até o final de 2010 a movimentação de cargas atinja a marca histórica de 4 milhões de toneladas.

Durante o evento, Brito falará sobre a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, que faz parte do projeto Copa-Portos 2014, e terá o investimento de R$ 105,9 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário