Contato

Tribunal Superior Eleitoral contabiliza 554 candidaturas no Estado do Ceará

Os pedidos de impugnação podem ser feitos até cinco dias após a publicação oficial, no Diário da Justiça Eleitoral.
Na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponibilizada uma lista oficial, porém não definitiva, de candidatos majoritários [governador, vice-governador e Senado] e proporcionais que solicitaram registro para disputar as eleições deste ano no Ceará. Ao todo, até o momento do fechamento desta edição, são 554 candidatos, dos quais sete são candidatos ao governo, com seus candidatos a vice-governador, dez são candidatos ao Senado e outros vinte são candidatos a suplente de senador. Outros 510 são candidatos pleiteando a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

Entretanto, a lista está sujeita a alteração. Isso porque, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), por causa dos registros individuais, complementação de vagas remanescentes pelo partido, os casos de desistências e os pedidos indeferidos pelo tribunal, quando julgado os processos. Os dados referentes a algumas coligações ainda não estavam inseridas no site do TSE.

Os pedidos de impugnação podem ser feitos até cinco dias após a publicação oficial, no Diário da Justiça Eleitoral. Os documentos apresentados pelos candidatos serão analisados pelos juízes eleitorais que podem deferir os registros até o dia 5 de agosto.

VOTOS
Os candidatos irão disputar os votos de cinco milhões, 881 mil e 584 eleitores cearenses, do quais mais de três milhões são mulheres. A lista atualizada contendo os candidatos que disputarão as próximas eleições no Ceará pode ser checada no sítio eletrônico do Jornal O Estado (www.oestado.com.br).

Dados por coligação
A coligação “Para fazer brilhar o Ceará”, encabeçada pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e o vice Claúdio Vale (PPS), terá um candidato ao Senado – Alexandre Pereira (PPS) –, além dos dois suplentes, mais 14 deputados federais e 35 estaduais. O PCdoB – PSC concorrem com 33 candidatos a deputados estaduais.

Já “Por um Ceará Moderno e Forte”, que tem a frente Marcos Cals (PSDB) e Pedro Fiúza (PSDB), disputa com o senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição, e 17 deputados federais, além de 15 deputados estaduais pelo PSDB e 30 pelo DEM.

Na coligação “Por um Ceará melhor para todos”, aliança do governador Cid Gomes (PSB) - candidato à reeleição - e Domingos Filho (PMDB), foram lançados para disputa 40 deputados federais.

O Partido Verde, além de Marcelo Silva e Aristides Braga, estão na disputa o candidato ao Senado Paulo Eduardo Teixeira, 16 deputados federais e 32 estaduais. O Psol lançou seis deputados federais e 26 estaduais, além de candidato ao Governo e Senado, respectivamente, Soraya Tupinambá e Marilene Torres.

O PSTU lançou apenas dois candidatos à Assembleia e dois para Câmara Federal, além de candidato ao Governo, Francisco Gonzaga, e dois para o Senado – Raquel Dias e Reginaldo Ferreira. O PCB também sairá com dois deputados federais e dois estaduais, e ao Governo do Estado, Maria da Natividade.
O PMN tem 16 deputados estaduais. A coligação “Frente da Cidadania” [PTN-PRTB-PtdoB] terá sete deputados estaduais. O PDT registrou 34 deputados estaduais. A aliança PP-PTB-PSL-PTN-PRTB-PHS-PMN-PtdoB foram lançados 17 deputados federais.

Além disso, tem três deputados federais e 21 estaduais concorrendo pela Coligação “Novo Tempo” [PSDC-PRP], pela coligação PP-PTB-PSL-PHS serão 52 deputados estaduais. Na coligação PRB-PT-PMDB-PSB serão 68 deputados estaduais, pelo PTN foram lançados 17 deputados estaduais e pelo PRTB mais dois estaduais. Já o PHS lançará sozinho um deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário