BASE ALIADA REJEITA REQUERIMENTO COM PEDIDO
DE INFORMAÇÕES À PREFEITURA
O Plenário da Câmara Municipal rejeitou hoje, 14, por 20 votos contra quatro, requerimento que solicitava à Prefeitura cópias de contratos e respectivos aditivos firmados entre a Secretaria da Saúde (SMS), o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Apoio à Gestão em Saúde (IDGS) referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010. A proposição é de autoria do vereador Dr. Ciro (PTC).
Dr. Ciro pediu aos colegas que exerçam seus mandatos com independência e que votem pelas informações. “Estou requerendo apenas detalhes. Quero saber, como o conjunto de vereadores também, como estão sendo gastos esses R$ 94 milhões”, disse. Ele ainda ressalta que o valor poderia ser melhor investido na conclusão das obras do Hospital da Mulher e em outras intervenções que o Município está deixando a desejar.
O líder do Executivo na Câmara, vereador Ronivaldo Maia (PT), disse que Dr. Ciro pode solicitar tais documentos ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Para o líder, a votação expressa o posicionamento dos vereadores. “O que a Casa fez foi não aprovar sua intenção de demarcar e especular.”
Votaram contra o requerimento os vereadores Acrísio Sena (PT), Adail Júnior (PRP), Alípio Rodrigues (PTC), Antônio Henrique (PTN), Carlos Mesquita (PMDB), Eliana Gomes (PCdoB), Prof. Elói (PSB), Gelson Ferraz (PRB), Guilherme Sampaio (PT), Irmão Léo (PRP), Joaquim Rocha (PV), José Freire (PTN), Leda Moreira (PSL), Leonelzinho Alencar (PTdoB), Magaly Marques (PMDB), Mairton Félix (DEM), Ronivaldo Maia (PT), Valdeck Vasconcelos (PTB), Prof. Gerôncio Coelho (PTdoB) e Martins Nogueira (PSB).
Os votos favoráveis foram de Roberto Mesquita (PV), Dr. Ciro (PTC), João Alfredo (PSOL) e Plácido Filho (PDT).
Também de autoria de Dr. Ciro, o Plenário aprovou por consenso os projetos de indicação que cria o Programa de Combate à Disfunção Erétil para pacientes com mais de 60 anos; que estabelece política e normas para instalação de postos de atendimento de registro civil em maternidades e hospitais públicos; que regulamenta o trânsito de pedestres; e que isenta os agentes de saúde e de controle de endemias do pagamento de tarifa no transporte público.
SC/EN14/10/2010
ELIANA DEFENDE GRATUIDADE DE MEDICAMENTOS
PARA MASTECTOMIZADAS
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna da Casa Legislativa, nesta quinta-feira, 14, para defender melhores condições de tratamento e qualidade de vida para as mulheres mastectomizadas em Fortaleza. A vereadora é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal, que ano passado desenvolveu várias atividades para garantir os direitos desse público.
Eliana destacou que em 2010 a Frente Parlamentar realizará uma campanha para conquistar mais orçamento para as pessoas mastectomizadas. “Nós queremos que os medicamentos sejam oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que as mastectomizadas tenham direito à gratuidade da passagem no transporte público e que tenham um atendimento mais humanizado”, disse a vereadora.
Entre as atividades já programadas pela Frente, estão as audiências públicas no dia 26 e 27 de outubro, na Praça do Ferreira e Assembleia Legislativa respectivamente. Eliana ainda garantiu que serão realizadas visitas aos postos de saúde do Município para conferir o atendimento, e caminhadas para conscientização da sociedade e Poder Público.
SC14.10.2010
VEREADOR CRITICA EXPLORAÇÃO RELIGIOSA
NA CAMPANHA À PRESIDÊNCIA
“Isso deve servir de reflexão para as duas campanhas. Que o Serra pelas alianças que tem feito com a extrema-direita, pela postura conservadora e reacionária do DEM, assuma esse discurso religioso, fundamentalista e oportunista, é até inteligível, mas que a Dilma recue de posições que ela sempre defendeu, não”, criticou o vereador João Alfredo (PSOL). A fala fez referência ao artigo do jornalista Plínio Bortolotti, com o título “Eleições, religião e o peixe na água”, publicado na edição de hoje do jornal O Povo, em que critica o tom de religiosidade da campanha à Presidência da República
João Alfredo ressaltou que não pode existir pauta religiosa para uma candidatura à Presidência da República. Para o parlamentar, não se pode exigir que temas ligados à Constituição e ao Congresso Nacional, que são colocados em debate como a descriminalização do aborto, e união civil de pessoas do mesmo sexo, sejam assim retirados de pauta. “A única pauta que qualquer governante tem que ter com qualquer religião é a garantia da liberdade da crença de cada um” disse João Alfredo.
O vereador ainda afirmou que o país passa por um retrocesso. “Nós estamos assistindo a um retrocesso, de um país que desde 1991 se declara republicano. Isso é anti-republicano e medieval. Essa é minha crítica às duas candidaturas que tem cedido ao fundamentalismo religioso que leva a intolerância e ao preconceito.”
SC14.10.2010
DEBATES ELEITORAIS PRECISAM SER MAIS
QUALIFICADOS, DIZ GUILHERME SAMPAIO
“Esse viés não interessa à evolução da cultura política brasileira.” A afirmação do vereador Guilherme Sampaio (PT) diz respeito ao nível dos debates que são travados neste segundo turno para eleger o presidente da República, em especial no que diz respeito à questões religiosas.
“É muito pequeno o debate que visa desqualificar candidatos a partir de visões separatistas, dogmáticas. Temos que cobrar na tribuna a discussão de grandes temas, como reforma político-eleitoral, financiamento público de campanhas e pacto federativo”, citou Guilherme, acrescentando que os parlamentos e os partidos não podem se omitir quando “o debate eleitoral se apequena desta forma”.
EN14/10/2010
IRAGUASSÚ TEIXEIRA PARABENIZA
POETA PEDRO SAMPAIO
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) parabenizou hoje, 14, o jornalista, poeta e compositor Pedro Sampaio, que foi vice-campeão do I Festival de Música, promovido pela Universitária FM 107,9. A música “A Pancada da Viola” tem letra de Pedro e música de Gilton Della Cella e Marcelo Avatar.
“A música é um verdadeiro tributo à arte secular abraçada por nossos poetas, trovadores e repentistas que são orgulho e patrimônio do Nordeste.” Pedro Sampaio é radialista e primeiro secretário do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal.
Iraguassú também deu seus parabéns aos fisioterapeutas, que comemoraram ontem o dia do profissional.
EN14/10/2010
RONIVALDO DESTACA MELHORIAS NO
GONZAGUINHA DE MESSEJANA
O vereador Ronivaldo Maia (PT), líder do Executivo na Câmara, destacou hoje, 14, a inauguração da recepção exclusiva para gestantes e da Oca de Saúde Comunitária no Gonzaguinha de Messejana. De acordo com ele, as melhorias visam à humanização do atendimento.
Com relação à recepção, Ronivaldo disse que o novo espaço possibilita uma mudança de orientação no atendimento. Conforme ele, as mulheres em trabalho de parto eram atendidas na emergência, junto aos demais pacientes. “A mudança parte da ideia de que a gravidez não pode ser tratada como doença. Essa simples distinção já é um avanço.”
O líder também direcionou parte de seu pronunciamento para responder Dr. Ciro (PTC), que falou pela liderança da oposição. Para Ronivaldo, as críticas feitas pelo vereador às obras do Estádio Presidente Vargas (PV) são “reduzidas quando não vêm seguidas de uma boa prática.”
“Leonelzinho lembrou que Vossa Excelência, para além de ler os jornais, poderia participar de uma visita”, disse, referindo-se à observação feita por Leonelzinho Alencar (PTdoB) de que Ciro não participa das visitas ao PV feitas pela comissão especial de vereadores. Ronivaldo ainda acrescentou: “Não pega bem para um vereador eficiente acompanhar as coisas só pelos jornais.”
EN14/10/2010
DR. CIRO COBRA CONCLUSÃO DE OBRAS DA PREFEITURA
O vice-líder da oposição, Dr. Ciro Albuquerque (PTC), criticou hoje, 14, a dificuldade que a atual gestão municipal tem para concluir suas obras. O vereador iniciou seu discurso afirmando que a cidade deve ficar sem estádio de futebol para o próximo ano, e que corre um sério risco de não ser subsede da Copa de 2014, já que as obras do Estádio Presidente Vargas ainda estão inacabadas.
Dr. Ciro também lembrou de outras obras importantes para Fortaleza que ainda não foram concluídas como o Jardim Japonês, Hospital da Mulher e as ações de infraestrutura para receber a Copa do Mundo de 2014. “Estamos cobrando que a prefeitura faça o que começou. Essa é uma gestão morosa, atrasada e que deu as costas para a população. Antes achava que a Prefeita tinha vocação política, mas hoje vejo que nem gestora ela consegue ser”, criticou o vice-líder da oposição.
O vereador Vitor Valim (PHS) também destacou a lentidão com que as obras da Prefeitura de Fortaleza estão sendo conduzidas, e afirmou que a administração é deficitária. “A gestão municipal é precária. O reflexo disso vimos nas urnas, onde a mãe da Prefeita, seu assessor e o Deputado Caminha, apoiados pela Luizianne, não conseguiram êxito em suas candidaturas”, ressaltou Valim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário