Coluna do blog


Era tudo leriado
Terminou o papo de candidatos no rádio e na tv. No campo de jogo, juízes jogaram mais que as estrelas do espetáculo, ditando normas, criando climas tensos, desfazendo mal-entendidos. Um catatau de regras ditadas ao embalo do dito popular: “De barriga de mulher, bumbum de menino e cabeça de juiz, ninguém sabe... e tal.” Isso era coisa de antigamente. Hoje, a gente sabe o que virá pela frente. Basta saber ler e conhecer as pessoas. Pois bem; a campanha está restrita aos jornais, revistas, tetê-a-tetê e ao toma-lá-dá-cá. Tudo foi dito e muita coisa que neguim não sabia boiou como boiam sabugos e excrementos. Se valeu de alguma coisa, saberemos depois das cinco horas de domingo. Podemos, entretanto, antecipar que será eleita gente que ninguém conhece, ou conhecia, até pagar por cada um dos sufrágios a serem depositados no silêncio sagrado da cabine eleitoral (sempre quis escrever essa besteira). Será eleita gente que vai na carona de quem tem voto ou comprou mais que os outros. Ficarão pra trás os lisos, os totalmente burros e os desapetrechados de votos. Ganharão experiências e histórias pra contar. O voto, como a felicidade, uma arma quente, é tudo o que resta ao povo, bombardeado dias inteiros por um conversê de pescador em beira de rio... um leriado de balcão de bodega de sertão.

Ficha limpa (Nota da foto)
Vice-prefeito de Cariré, Elmo Roberto, que um dia foi prefeito da terra dele, teve contra si um processo que o fez comer grama pela raiz durante bom tempo. Acusado por adversários de ter feito mau uso do dinheiro da Viúva, sofreu sorridente. Esta semana, o Tribunal Regional Federal da 5a Região, em Recife, na integralidade e a pedido do Ministério Público, mandou dizer que Elmo Roberto Aguiar é inocente. Um ficha limpa.

• ECONÔMICOS -
Campeões absolutos em economia de campanha são os candidatos Marcelo Teixeira e Vicente Arruda, ambos deputados federais. Um diz muito obrigado, ou diz obrigado.

• POUCO FALA -
Os dois botam vereadores e artistas ao microfone elogiando suas atividades políticas e pedindo votos para apenas agradecerem, não se sabe se a eles ou ao eleitor.

• O BILAU DO BILLY -
Outra do bilau de Billy Blanco, 86 anos. O grande músico, em um show no Rio, entrou apressado no banheiro e, diante da dificuldade para abrir o zíper e sacar o aposentado, exclamou: “Sai, covarde, que é só para mijar!!!”

• COMEÇOU 2012 -
Já tem na praça candidato a prefeito por serras, mares e sertões. Há gente pedindo voto e botando a cabeça de fora por todo o Ceará.

Hora da recompensa
É grande o corre-corre pros bancos, em greve desde ontem. Quem tem dindim pro final da campanha anda apavorado com essa história de limitar saques nos bancos a R$ 20 mil.

• justiça imponente -
O Brasil inteiro noticia, desde ontem, essa história da Justiça Federal do Ceará de ordenar a bancos não permitir saques acima de R$ 20 mil por CPF. Besteira. Pra isso há amigos e laranjas.

• parou na polícia -
Pois foi registrado B.O por conta da confusão no Canal 10. O moço que teria tido o nariz puxado por Ciro Gomes enredou pra autoridade que ele disse também “que eu ia me ver com ele”. É o caos.

• bom caráter -
Lúcio Alcântara sempre foi um bom caráter. É duro quando bate no adversário, mas não é homem de sacanagem, não.

• silenciou a parceria -
Companheiros dele de campanha estavam prontos para rodar no horário eleitoral gratuito o tal filme que está no iutube com imagens e falas de Ciro e Cid em viagem ao exterior

• dedo no suspiro -
Lúcio Alcântara chegou a ser ríspido quando proibiu a veiculação, defendendo a família, fugindo do oportunismo que a maioria absoluta do comitê dele queria usar. Não, disse Lúcio! E pronto!

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário