Contato

Coluna do blog



O problema do Brasil é o Tiririca
“O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), pode ter a possibilidade de eleger o suplente de sua coligação, mesmo se for provada a falsidade documental de seu registro entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 28 de julho. “O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes explica que, caso seja provado que não foi Tiririca quem escreveu a declaração entregue ao TSE, o registro de sua candidatura pode ser cancelado. Segundo Lopes, caberá à Justiça, entretanto, interpretar a gravidade do caso e dar a punição devida. Na mais grave, os 1,3 milhão de votos dados a Tiririca seriam anulados e redistribuídos entre todos os outros candidatos. No entanto, outra medida pode ser tomada: os votos dele passariam para a sua coligação, o que está acordado no artigo 175 do Código Eleitoral. O candidato da coligação PR, PRB, PT, PCdoB e PTdoB que tomará o lugar do recordista de votos na Câmara, caso o registro de Tiririca seja cancelado, é José Genoíno (PT), o mais bem colocado dentre os que não conquistaram uma vaga. Mas e se Tiririca aprender a ler e escrever nesse meio tempo? “Nós temos essa discussão. Não tenho como provar se ele aprendeu a escrever há sete dias ou se ele já era alfabetizado. Se ele conseguir aprender, parabéns para ele. Se aquela declaração não foi escrita por ele, no entanto, eu continuo tendo a falsidade documental”, responde o promotor.

Como se vê, São Paulo não pode parar, nem que tenha que destruir 1 milhão e 300 mil votos, mais que as assinaturas conseguidas para a Lei da Ficha Limpa. Ê, ê, golpistas de plantão.

Só em Várzea Alegre
Conhecida como a cidade dos contrastes, Várzea Alegre nos prega mais esta. O dono da casa não tem carro e dificilmente terá. Mas mandou fazer garagem sem rampa pra subir, e com duas bananeiras plantadas no portão da garagem. E depois o gaiato sou eu.

• qual o mais artista? -
Tasso Jereissati diz que vai deixar de disputar mandatos políticos e Ciro Gomes diz que não se faz política com mágoas. Fala sério!

• bom humor do bira -
Nosso Ubiratan Aguiar, ministro presidente do Tribunal de Contas da União, continua aprontando das suas, como sempre grávido de bom humor.
.
• no palácio das princesas -
Ouvi, aqui no Recife, que o governador Eduardo Campos, o Dudu, in familly, recebeu uma ligação de Ubiratan dizendo que ele estava sendo multado.

• susto no Recife -
O governador quase muda a cor dos olhos. A tempo, Aguiar completou: “Você passou dos 80”. Referia-se aos mais de 80% dos votos da vitória de Eduardo logo no primeiro turno.

• no meio do mandato... -
O prefeito de Santa Quitéria, Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, e o vice, Eduardo Sobral Monte e Silva, tiveram os mandatos cassados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

Mal cheiroso
O Recife continua cheirando mal. O centro histórico fede a cocô. Mas não tem uma vaga em qualquer hotel da cidade, cheia de congressos e encontros internacionais.

• agora tem campanha -
Este colunista sempre disse: não há presidente da República sem passar por Minas. Com a entrada de Aecinho no 2o turno, o bicho chegou.

• quinto constitucional -
Está entre Paulo Francisco Banhos Ponte, José Valdo Silva e Marcos Tibério Castelo Aires o novo desembargador cearense que Cid Gomes vai indicar à Assembleia semana que vem.
• 17 é macaco - O PV marcou para o dia 17, em São Paulo, a convenção que decidirá os rumos do partido no segundo turno da eleição presidencial. Ganha, perde ou empata.

• bilau covarde -
Billy Blanco, 87, o querido compositor brasileiro, foi internado no Hospital Pan-Americano, na Tijuca, no Rio, com um AVC. Outro dia, Ricardo Palhano e eu o vimos devagarinho em Ipanema, todo de branco, feito um anjo do bilau aposentado.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário