ACRÍSIO SENA ELEITO O NOVO PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL
A Câmara Municipal de Fortaleza elegeu, hoje, 15, a nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012. A votação aberta ocorreu cargo por cargo durante um processo tranquilo. Foram eleitos os vereadores Acrísio Sena (PT) – presidente; Adail Júnior (PRP) – 1º vice-presidente; Carlos Mesquita (PMDB) – 2º vice-presidente; Luciram Girão (PSL) – 1º secretário; Casimiro Neto (PP) – 2º secretário; Antônio Henrique (PTN) – 3º secretário.
Acrísio Sena foi o primeiro a colocar seu nome para disputar à presidência do Poder Legislativo, seguido pelo presidente, vereador Salmito Filho (PT). Apenas os dois candidatos a presidente usaram a tribuna da Câmara para pedir votos aos demais vereadores. Enquanto Acrísio Sena expôs seu programa de governo, Salmito Filho fez uma prestação de contas em termo gerais de sua gestão frente à Mesa Diretora. Ele destacou sobretudo o Pacto por Fortaleza – A Cidade que Queremos até 2020.
O vereador Acrísio Sena, que foi líder da prefeita Luizianne Lins e contou com o apoio da bancada da situação, elegeu-se presidente com 26 votos. Candidato à reeleição, vereador Salmito Filho obteve 14 votos. O vereador Valdeck Vasconcelos (PTB) não votou porque está internado, desde sábado último, no Hospital de Messejana.
IS: 15.12.2010
CANDIDATOS APRESENTAM SUAS PROPOSTAS
PARA O BIÊNIO
Acrísio Sena citou um verso de Vital Farias para demonstrar seu empenho: “Só é cantador quem traz no peito o cheiro e a cor da sua terra, a marca de sangue de seus mortos e a certeza de luta de seus vivos.” Salmito Filho, mais sucinto, citou o apóstolo Paulo para reafirmar o sentimento de dever cumprido: “Combati o bom combate”. Assim os dois candidatos à presidência da Câmara Municipal, ambos do PT, costuraram a defesa de suas candidaturas hoje, 15, no Plenário.
Primeiro a subir ao púlpito da Casa, Acrísio fez questão de agradecer e citar o nome dos 26 vereadores que se aliaram à sua candidatura. Ele ressaltou os compromissos listados na carta de princípios lançada no início deste mês, como a valorização do Colégio de Líderes, o fortalecimento das comissões técnicas e o diálogo permanente com os servidores da Casa no sentido de buscar oferecer-lhes qualificação.
Respaldado na cláusula pétrea que afirma a autonomia dos poderes, Acrísio Sena acrescentou a necessidade de haver também harmonia entre esses poderes para fortalecer a luta pelos interesses da população. Aliás, ele afirmou a importância de a Câmara continuar sendo mais próxima do povo.
“Nesta manhã, não teremos vencedores nem vencidos. Teremos a capacidade de, politicamente, dizer que a Câmara Municipal de Fortaleza deu um passo à frente na afirmação da cidadania e dos preceitos mais profundos da democracia no nosso meio.”
CONTINUIDADE – Um Salmito emocionado subiu hoje ao púlpito para defender a continuidade do seu trabalho com a sua reeleição. Ele agradeceu a todos os vereadores pelo apoio que lhe foi dado nos últimos dois anos e estendeu o agradecimento, inclusive, para aqueles que revelaram que não votariam nele.
Assumindo o discurso da continuidade, Salmito citou os projetos realizados durante sua gestão, como a Sala do Empreendedor e o Câmara Móvel, que auxiliam os profissionais autônomos e as pequenas empresas a se formalizar; o Câmara Ambiental, com seus projetos em busca da sustentabilidade; o Pacto por Fortaleza, que construiu uma agenda de compromissos para os próximos dez anos; e o Câmara Cultural, valorizando nomes das artes.
“É muito difícil saber ganhar e saber perder. É importante sabê-los porque, na política, as vitórias e as derrotas são acúmulo de aprendizado para continuarmos seguindo em frente naquilo que acreditamos, sendo leais ao povo – o que é o nosso objetivo. Devemos ao povo nosso respeito, compromisso e lealdade.”
EN15/12/2010
ACRÍSIO SENA: “VOU AGORA PARA UMA NOVA MISSÃO”
Após a votação que lhe conferiu a presidência da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT) concedeu entrevista coletiva à imprensa. “Vou agora para uma nova missão, e vou fazer o que é melhor para a minha cidade”, resumiu.
Ele voltou a enfatizar os compromissos elencados na carta de princípios elaborada para sua candidatura, ressaltando a intenção de dar mais dinâmica às comissões técnicas e de provocar o Colégio de Líderes a debater diversos assuntos. Além disso, ele também reafirmou o compromisso de aproximar a Câmara cada vez mais da população.
Indagado pelos repórteres sobre como será sua relação com Salmito Filho a partir de sua ascensão à presidência, Acrísio disse que será respeitosa, uma vez que o colega integra a bancada do PT na Casa. “Nosso tratamento daqui para frente é independente da natureza ideológica, da cor partidária e da lateralidade neste momento.”
Acrísio afirmou ainda que pretende dar continuidade aos projetos iniciados na gestão de Salmito, exemplificando com os trabalhos do Pacto por Fortaleza. “Vamos estudar as ideias que vieram do Pacto inclusive para subsidiar algumas comissões técnicas. O que é positivo será mantido e vamos dar um passo à frente e avançar ainda mais no que for necessário para Fortaleza.”
O vereador aproveitou o momento para elogiar o processo eleitoral na Casa. Para ele, a Câmara deu um “show de democracia e de cidadania para a cidade”. Acrísio também ressaltou o alto nível da campanha, destacando a forma como agiu para angariar os votos que lhe levaram à vitória. “Fizemos um trabalho que veio numa linha crescente. Explicitamos o que estávamos fazendo, chamamos a imprensa. Essa é uma característica minha, a de debater e estar sempre disposto a esse diálogo. E vamos continuar essa relação sadia e fraterna com a imprensa”, declarou.
EN15/12/2010
SALMITO FILHO DEIXA A PRESIDÊNCIA DA CMF
COM SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO
“Fui eleito (em 2009) de cabeça erguida e saio de cabeça erguida”. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT), após a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012, destacou o momento democrático vivido pela Casa. Salmito ressaltou o trabalho realizado à frente do Legislativo nos últimos dois anos, destacando a presença do Poder nos quatro cantos da cidade.
Salmito Filho, que deixa a presidência em 31 de dezembro, colocou o Pacto Por Fortaleza como um resultado concreto de sua gestão, pensando a cidade até 2020. O petista evidenciou ainda a participação da Casa na promoção da cidadania, por meio da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel.
O presidente Salmito colocou também a sua posição junto à bancada do PT na Casa. “Sempre fiz o papel de aliado. Sou da bancada do meu partido, não sou oposição, e quero o melhor para a cidade”. Por fim, Salmito Filho desejou êxito nos trabalhos à nova gestão. “Meu voto de parabéns, muito êxito e sucesso, por que assim a Câmara Municipal vai estar servindo mais à cidade de Fortaleza”, pontuou.
AA 15/12/2010
MESA DIRETORA TEVE ELEIÇÃO TRANQUILA
A exemplo da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, marcada pelo espírito democrático e a tranquilidade, os demais cargos da Mesa Diretora foram disputados por dois candidatos. Nenhum deles, porém, usou a tribuna da Casa pare defender suas ideias e pedir votos.
O vereador Adail Júnior (PRP), que disputou com José do Carmo (PSL), elegeu-se 1º vice-presidente com 28 votos. José do Carmo, que ocupa o cargo atualmente, obteve 12 votos. O vereador Carlos Mesquita disputou com Marcus Teixeira, seu companheiro de PMDB, vencendo por 25 a 15 votos. Teixeira atualmente é o 1º secretário da Mesa Diretora.
Luciram Girão (PSL) vai ocupar a 1ª secretária da Câmara Municipal, após vencer Plácido Filho (PDT), por 26 votos a 14. Casimiro Neto (PP) ficou como 2º secretário, vencendo a disputa com o vereador Carlos Dutra (PSDB), por 28 votos a 12. O vereador Antônio Henrique (PTN) tornou-se o 3º secretário com 25 votos, contra Iraguassú Teixeira (PDT), atual 3º secretário da Mesa, que obteve 15 votos.
IS: 15.12.2010
BLOCOS DE PRÉ-CARNAVAL
RECEBEM HOMENAGEM DA CÂMARACelebrando a alegria e a irreverência do pré-carnaval de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza homenageou na terça-feira, 14, os blocos que integram este movimento na Capital. Proposta pela vereadora Toinha Rocha (PSOL), a solenidade falou da importância cultural da manifestação, mantendo viva a tradição do carnaval de rua.
Toinha Rocha destacou a sua preocupação com a destinação de recursos para os blocos de pré-carnaval. Ela fez emenda parlamentar de R$ 50 mil reais ao movimento. “Nós sempre defenderemos a cultura que brota em cada rua da cidade”, colocou.
Os blocos receberam um estandarte, evidenciando a tradição carnavalesca em Fortaleza. Estavam presentes na sessão as agremiações: Periquito da Madame; Num Ispaia Sinão Ienche; Piranhas do Papicu; Concentra Mais não Sai; Unidos da Cachorra; Pici Folia; Luxo da Aldeia; Bloco Cheiro; Peri Boneco; Bloco Simpatia; Batendo lata; Sanatório Geral; Micarona; Bira Bartô; Ai Dentro Vossa Excelência; Idabam Brasil; Natureza do Sertão; Sai na Marra; Que Merda é Essa; Vai Tomar no Tiroleste; Tambores da Barra; Bloco dos Bodes; Camaleões da Vila; Tambores da Terra; e Cordões do Amauri.
Dilson Pinheiro, do Bloco Não Ispaia Sinão Ienche, agradeceu a homenagem, enfatizando o carinho dos blocos de pré-carnaval pela cidade. Ele falou da necessidade de uma maior organização do movimento, ressaltando a importância de um apoio governamental. “todos nós merecemos esta homenagem. Agradeço o carinho desta Casa”.
A solenidade contou com a presença dos vereadores Paulo Facó (PTdoB), Iraguassú Teixeira (PDT) e João Alfredo (PSOL), licenciado; além do Rei Momo do Carnaval de 2010, André Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário