BOLETIM DA CAMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

GELSON FERRAZ DESTACA DEMANDAS

APONTADAS PELO PACTO POR FORTALEZA

A necessidade de priorizar o planejamento urbano de Fortaleza e de criar políticas para a juventude foi o mote do pronunciamento do vereador Gelson Ferraz (PRB) na manhã de hoje, 16. As duas demandas, segundo destacou, foram levantadas nas discussões do programa Pacto por Fortaleza – a cidade que queremos até 2020.

Gelson ressaltou sua “epopeia” pela recriação do órgão de planejamento urbano de Fortaleza, objeto de projeto de indicação de sua autoria aprovado este ano na Câmara, e a urgência de uma ação mais proativa no sentido de oferecer à juventude perspectivas de futuro. Ele cita a importância, por exemplo, da criação de áreas de lazer, de escolas em tempo integral e de espaços para a prática de esportes e artes.

O vereador relatou o caso de uma praça na terceira etapa do Conjunto José Walter, que foi tomada por bares. E com um detalhe: tudo isso ocorre em frente a uma escola municipal. “Os espaços foram concedidos pela Prefeitura sem que houvesse qualquer preocupação com a influência que possa exercer sobre os alunos, todos adolescentes e jovens, que coabitam com mesas e bebidas alcoólicas há poucos metros da principal entrada dos estudantes na escola”, criticou.

Para Gelson, é necessária uma atitude urgente para salvar os jovens, que têm sido as principais vítimas da violência e das drogas, principalmente do crack. “Nossos jovens estão se acabando e nós, nesta Casa, temos que tomar providências urgentes. O ano já está acabando, e penso que a inércia dos organismos de governo e a espera para o ano que vem será muito danosa, porque o fato concreto é que, em pouco tempo, muitos estarão presos, doentes ou vitimados por esta droga cruel.”

Gelson destacou ainda o papel das igrejas em mobilizar os jovens e colocá-los longe desses males. Para o vereador, os governos podem tomar tais iniciativas como exemplo. Ele citou a ação do pastor Júnior, da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). No último sábado, segundo o vereador, o pastor conduzia cerca de cinco mil jovens em atividades de louvor na unidade da Iurd do Centro. “Vamos nos lembrar e divulgar o trabalho deste jovem pastor pernambucano, que entregou sua juventude a este trabalho de resgate que tem contribuído muito com a cidade e com o Estado.”

ELEIÇÃO – Sobre a eleição que escolheu a nova Mesa Diretora, Gelson Ferraz destacou o espírito democrático com que o processo foi conduzido. Ele aproveitou também para parabenizar o presidente Salmito Filho (PT), “que fez uma gestão diferente, empreendedora, dinâmica e voltada para o debate”. Segundo ele, um dos “bons frutos” colhidos nesta gestão foi o Pacto por Fortaleza.


COMEÇA PRAZO PARA ARPECIAÇÃO DE EMENDAS

AO ORÇAMENTO MUNICIPAL




Retornou hoje, 16, às comissões Técnicas da Câmara Municipal, a mensagem da prefeita Luizianne Lins que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2011. Após constar em pauta durante três sessões, a matéria aguarda o parecer das emendas para retornar ao plenário. O vereador José do Carmo (PSL), no exercício da presidência da sessão, disse que os parlamentares têm até segunda-feira para apresentação de suas emendas.

Walter Cavalcante (PHS), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização da Casa, espera que as propostas sejam entregues para que, na próxima semana, a Comissão possa fazer uma análise. Ver quais as emendas consensuais e em seguida colocá-las em discussão.

A Câmara Municipal – prossegui o vereador Walter – não entrará em recesso enquanto não votar o projeto de orçamento da Prefeitura. Segundo ele, poucos vereadores ainda não apresentaram suas emendas. Há um processo de negociação com a prefeitura, por meio das lideranças da prefeita Luizianne Lins e de secretários municipais. Walter avalia que e, se não houve sobressaltos, o Orçamento para 2011 pode ser votado até quinta-feira da próxima semana.


REJEITADO REQUERIMENTO QUE PEDIA INFORMAÇÕES

SOBRE PROJETO PARA O TITANZINHO




“A base aliada é como foguete: aparece e desaparece rapidamente”. A crítica é do vereador Dr. Ciro (PTC), na sessão de hoje, 16, da Câmara de Fortaleza, em justificativa de voto. O plenário rejeitou requerimento de sua autoria que solicitava à prefeita Luizianne Lins informações sobre as obras e datas de início do serviços no Titanzinho, bairro do Serviluz.

O primeiro requerimento de autoria do vereador Dr. Ciro obteve 14 votos “não”, cinco votos “sim” e três abstenções, de um total de 22 vereadores presentes. O segundo requerimento, requerendo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) providências sobre o perigo que paira, principalmente para a população mais idosa, pelo uso indiscriminado do medicamento viagra, não foi votado porque só havia 10 vereadores em plenário. Ele tinha a concordância do líder do governo, vereador Ronivaldo Maia (PT).

Plácido Filho (PDT), líder da oposição, afirmou que a base aliada faz manobra, retirando vereadores da sessão, quando entra em votação os requerimentos pedindo informações do Executivo municipal e convocando secretários para prestar esclarecimentos em plenário. “Infelizmente, a base foge para não aprovar, nem rejeitar o requerimento” frisou.


IRAGUASSÚ APRESENTA RELATÓRIO

DE VISITA AO PV




O Presidente da Comissão Especial que Acompanha as Obras do Estádio Presidente Vargas (PV), vereador Iraguassú Teixeira (PDT), apresentou hoje, 16, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, um relatório sobre a mais recente visita ao estádio, realizada no dia 19 de novembro deste ano.

Iraguassú relata o andamento da obra, segundo dados fornecidos pelo engenheiro responsável, Océlio Valente, que apresentou como principais ações: a recuperação estrutural do estádio; o início da instalação da nova coberta; conclusão da construção da torre dos novos elevadores; ampliação das arquibancadas; finalização da construção dos novos vestiários, banheiros, bares e auditórios; o início da instalação das grades no lugar de muros e a execução dos acabamentos finais do equipamento.

O vereador ressaltou que, mesmo tendo registrado um avanço nas obras neste último mês, será impossível a entrega do PV dentro do prazo estipulado, que foi em dezembro de 2010. “Dentro dessa perspectiva, é bom que se planeje logo como ficarão esses jogos, porque, se depender da conclusão da reforma do PV para esse ano, será praticamente impossível acontecer”, afirmou Iraguassú.

O presidente da Comissão Especial que Acompanha as Obras do PV ainda defende que a execução da reforma seja concluída o quanto antes e com qualidade. “A nossa preocupação é que o estádio possa ser entregue o mais rápido possível e com qualidade. É preciso intensificar a sua execução para que o canteiro de obras não se torne num canteiro de desculpas”, criticou Iraguassú Teixeira.

Ainda em seu pronunciamento, o vereador Iraguassú Teixeira convidou todos os colegas parlamentares para realizarem amanhã (17), às 8h30, a nona e última visita do ano ao Estádio Presidente Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário