"Cid está lançando balão de ensaio para testar PSDB"
Ao fazer correr a notícia de que convidaria o tucano Gony Arruda para integrar o secretariado do segundo mandato, o governador Cid Gomes (PSB) estaria lançando um “balão de ensaio para ver qual é a reação do PSDB”. Essa é a avaliação do deputado tucano Marcos Cals (foto). “O governador está fazendo o papel dele: está dando uma ‘sugesta’, como se diz por aí”.
Segundo boatos surgidos nos bastidores, Cid estaria pensando em chamar Gony para a Secretaria do Esporte, repetindo a atitude tomada no primeiro mandato, quando chamou dois tucanos para compor o governo: Bismarck Maia para a Secretaria de Turismo e o próprio Marcos Cals para a de Justiça, onde ficou até abril deste ano.
Com Gony secretário, Cid poderia aplacar o ânimo de oposição expresso pela Executiva estadual do PSDB e por parte do partido na Assembleia. Mas dos oito tucanos eleitos para a próxima legislatura, ao menos seis resistem em adotar a linha de enfrentamento ao governo que o PSDB apoiou em peso em 2006, em detrimento do então candidato tucano à reeleição, Lúcio Alcântara. É nessa banda que Cid está de olho, no entendimento de Cals.
“Com esse balão de ensaio, o governador quer agradar a metade do PSDB que já está com ele e agradar o professor Teodoro, que é o primeiro suplente e também é governista”, diz o deputado, que reiterou que a legenda abandonará o governismo praticado no primeiro mandato de Cid. “Nossa posição é clara: teremos uma nova postura e será de oposição”. Cals afirmou ainda que o tucano que aceitar participar do secretariado de Cid deverá primeiro se desligar do partido. “E aí veremos na Justiça se o mandato é do partido ou da pessoa”.
Gony recusou-se a falar do assunto. O deputado Fernando Hugo (PSDB), ao ver a abordagem da imprensa ao correligionário, pilheriou: “O Gony tá respondendo como deputado ou secretário?”
“RETROCESSOS”
No dia em que se despediu do Senado, de onde foi retirado pelos candidatos do governo, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), Tasso Jereissati afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que a administração de Cid tem apresentado “retrocessos profundos”. “O PSDB tem que ir para a oposição no Ceará. E existem muitos jovens aparecendo no partido, aos quais vou ajudar e dar suporte necessário para fazer uma oposição efetiva ao governo”, prometeu Tasso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário