Ciro Gomes fica fora do Ministério de Dilma

Empurrado pelo PSB e descartado por Lula...
...o deputado federal Ciro Gomes não assumirá nenhum Ministério no futuro governo Dilma. O PSB, porém conseguiu arrancar da presidente eleita três ministérios para o partido e as especulações nos bastidores indicam que Ciro deverá indicar um nome para assumir na Esplanada de Dilma. No acordo firmado ontem, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) seria o novo ministro da Integração Nacional. Fernando Coelho Bezerra (PSB-PE) assumiria o Ministério dos Portos e Aeroportos e, como parte da negociação, caberia ao governador Cid Gomes e a Ciro Gomes (PSB) indicar o novo ministro das Micro e Pequenas Empresas, pasta a ser criada no futuro governo.

Após um longo conflito entre o PSB e a presidente Dilma, o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, avalizou essa proposta de três cargos para os socialistas. O governador de Pernambuco e presidente da legenda, Eduardo Campos, viajou ontem para Brasília com o intuito de fechar o anúncio dos três ministros do PSB. O governador Cid Gomes ainda não definiu quem será o nome do Ceará que irá ocupar o novo Ministério a ser criado pela presidente Dilma. Há dois nomes cotados: o do secretário de Portos, Pedro Brito, e do secretário de Turismo, Bismarck Maia. A definição deve acontecer até esta amanhã, quando Dilma quer anunciar todo o seu Ministério.

Primeiro escalão
Lideranças do PSB participaram de reunião neste domingo, 20 de dezembro, em Recife (PE), para discutir os rumos do partido no governo da presidente eleita Dilma Roussef. O encontro foi convocado às pressas pelo presidente da legenda, Eduardo Campos. Participaram da reunião o governador do Ceará, Cid Gomes, o deputado Federal Márcio França (SP), o deputado federal Beto Albuquerque (RS), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e o vice-presidente do partido, Roberto Amaral. Durante o encontro, o PSB fechou questão quanto aos três Ministérios no governo de Dilma Roussef.

De Brasília, onde almoçou com Dilma na Granja do Torto, o governador Cid Gomes (PSB) informou ainda que o presidente Lula confirmou nova visita ao Ceará no próximo dia 29 de dezembro para inaugurar o lançamento da refinaria do Pecém. As informações dão conta de que a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi convidada pelo governador e também participará do ato. Cid passou o dia em Brasília em intensas articulações políticas nas quais discutiu a participação de seu partido, o PSB, no primeiro escalão do futuro governo da presidente eleita. Quando falou com o blog, às 20 horas, o governador estava indo para outro encontro com a futura presidente.

Dia de anúncio
Ontem, Dilma divulgou os nomes de mais sete ministros que integrarão sua equipe de governo. Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque, será a nova ministra da Cultura. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi confirmado no Ministério da Saúde. Dilma manteve Orlando Silva no Ministério dos Esportes, atendendo a pedido do PCdoB, e nomeou o deputado Mário Negromonte (PP) para o Ministério das Cidades. Tereza Campelo foi confirmada no Ministério do Desenvolvimento Social e Luiza Helena de Bairros na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

Dilma manteve o advogado Luís Inácio Adams no cargo de advogado-geral da União. Com os anúncios de ontem, já são 30 os nomes confirmados para o Ministério do futuro governo. A se comparar com o desenho ministerial de hoje, faltam sete nomes a serem anunciados e ela terá até amanhã para anunciá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário