Coluna do blog


Não foi do tempo dele
O jovem governador Cid Gomes talvez nunca tenha ouvido no rádio o famoso Guajará Cialdini, o precursor da defesa do forró cearense, folclorista roubado em tantas de suas tiradas e em tantos dos seus fraseados. Por isso mesmo não deve ter ouvido esta frase que o querido e saudoso colega das rádios Iracema e Tupinambá de Sobral dizia com relativa frequência: Passarim qui canta munto suja o nim. Traduzindo: Passarinho que canta muito, suja o ninho. Tá na hora de mudar o Bismarck Maia e pôr a sempre competente e discreta Patrícia Aguiar no lugar dele. É o que se tem escutado com frequência na rádio corredor da Assembléia e até no dial do radinho de alguns deputados. Também ouvido na Câmara e em certos gabinetes de Brasília. Primo e pombo é que sujam a casa.

De volta
Patrícia Pillar, que faz questão de se manter a distância do universo político onde Ciro Gomes navega, acaba de acertar sua volta à televisão: será em abril, numa participação especial, no primeiro episódio da futura série O Divã.” A nota aí é mais uma bola fora do nosso GibaUm. A Pillar adora um palanque e aqui jamais deixou de subir em um ao lado do amor.

• cuspiu no tijolo -
Foi só tomar um ar o Prefeito Torres, de Nova Russas. Pé fora, pé dentro. Como diria a Melô da Sapato: Pé dentro, pé fora, quem tiver pé pequeno, que vá embora.

• hilário -
Lampeiro, o pimpão Fernando Hugo chegava para a diplomação quando foi abordado por um repórter:–Excelência, o senhor como representante dos Inhamuns, o que vai fazer pela segurança?

• gozador -
Fernando Hugo deitou falação sobre Crateús, Tauá e adjacências como se estivesse falando de sua, dele, Messejana. Depois morreu de rir. Se o gravador tivesse fita, estaria gravado.

• pauta limpa -
Com a casa arrumada, a Assembléia vai votar a proposta de Orçamento pro Ano que vem, esta semana. E aí começará o recesso parlamentar.

• cuecão -
Tão fazendo cueca blindada pros soldados americanos nas guerras. Para até estilhaço de granada. Aqui protegeria dólares.

• pois bem... -
Diz o deputado José Nobre Guimarães que ouviu do Ministro Nelson Jobim a autorização para as obras do aeroporto regional do Cariri. E por acaso isso já não existia?.

• medo -
Não temo a bandidagem. Temo a blitz que pede toco e chantageia escondida atrás de um poste. Desculpa, atrás de um pé de pau e um talão de multa.

Feliz Natal
O PT do Ceará fará, hoje, sua última reunião do ano. Vai avaliar o que perdeu, o que ganhou e os postes que a Prefeita ainda tem que eleger.

• plac plac plac -
Onomatopeia de aplauso para Tiririca na hora da diplomação de deputado federal. Confesso: sou Tiririca desde criancinha!

• nem precisava -
Gorete Pereira sustenta que jamais tentou derrubar Lúcio da presidência do PR. Pra quê?

• não vai achar -
Manoel Santana, prefeito de Juazeiro do Norte, está procurando nome para sua sucessão. Não vai achar. Ninguem quer ficar perto dele, muito menos ser lançado por ele. Até o Lula correu dele.

• à toa -
Deputados federais cearenses que voaram na madrugada de quinta-feira para Brasilia, chamados pela Câmara, voltaram sexta danados da vida. Era pra nada.

• pura especulação -
Esta Coluna já afirmou, faz coisa pra mais de mês, que Leonidas Cristino poderá deixar a Prefeitura de Sobral pra ser Secretário no Governo Cid. Será ótimo ver Sobral de volta aos sobralenses.

• veveu -
Filho de peixe, neto de peixão, Clodoveu, nascido em aquário político, crescido na estudantada política do Colégio Sobralense é um carinha da Praça do Siebra e que é doido por Sobral. Aí eu voltarei lá.

• resgate -
Aliás, sobrestei minha cidadania sobralense desde o dia em que deram o título àquele bispo que mandaram embora e a Palma assumiu o poder. Com o Veveu, eu vou voltar.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário