Coluna do blog


A dança das cadeiras, ou, onde moram as andorinhas
Pouca gente sabe, aliás, quem sabe muito bem disso é o PMDB, agora seguido pelo PT, depois de oito anos de Lulalá: existe um mapa com os principais cargos em escalões inferiores aos postos de Ministros do Governo. A trilha da encrenca está disponível na web, num sítio acomodado no portal do Ministério do Planejamento. Chama-se Siorg. Siorg quer dizer: Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal. Criado sob FHC, cataloga, hoje, 53 mil órgãos públicos. Anota os nomes de 49.500 titulares de cargos. Esconde, porém, algo fundamental: os nomes dos padrinhos das nomeações sujeitas à influência política. É com isso que a presidenta vai ter que lidar nos próximos dias. Dilma sabe que lida com profissionais do ramo do fisiologismo. Ninguém é mais besta até mesmo no PT que aprendeu o caminho das pedras. No governo desde a Presidência de José Sarney, o PMDB sabe onde estão as poltronas mais confortáveis. No poder desde 2003, o PT aprendeu o caminho das verbas enquanto duraram os dois reinados de Lula. Dilma está cercada de políticos que sabem onde estão as cerca de 5.000 cadeiras mais cobiçáveis da República. O lote mais disputado roça a casa dos 600 assentos. Um detalhe os torna mais atrativos que os demais: seus ocupantes manuseiam o talão de cheques.

Troca-troca
A presença do PMDB na Petrobras, no novo governo, ficaria reduzida ao comando da Transpetro, uma poderosa subsidiária que Lula confiou, no alvorecer de sua gestão, a Sérgio Machado, um afilhado de Renan Calheiros. Traduzindo: Sérgio continua.

• lula cá -
Dia 28, três dias antes de deixar o governo, Lula vai se despedir como presidente de sua terra natal, Caetés, Pernambuco. Antes disso é que passará pelo Ceará. Ou no dia seguinte.

• a qualquer hora -
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte poderá retomar, a qualquer instante o processo de cassação do Prefeito Santana. O TJ deu porteira aberta.

• arapuca -
Cresce o número de arapucas armadas pela AMC na cidade. Não satisfeitos, chegam a mudar o fotossensor de lugar pra pegar o incauto.

• aliás... -
Pelo que se escuta no rádio, na TV, lê nos jornais, ou a AMC concorda com o que lhe chamam ou perdeu totalmente o senso ético, moral ou a vergonha.

• guerra é guerra -
Cidadão terminou o curso de Direito, foi pra Justiça e ganhou a causa para não fazer exame à Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.

• isonomia -
Alegou o bacharel que, se não há “ordem” pra médico, engenheiro, agrônomo, geólogo, enfermeiro etc., etc., o exame da Ordem também não faz sentido. Faz sentido.

Bocas de matildes
Vem de camarinhas brasilienses que esse ministério que Dilma Rousseff está montando é só um arremedo pra atender ao Chefe. No segundo ano vai sobrar muito pouca gente, apostam os dilmistas.

• parada federal -
O reitor do IFCE, Cláudio Ricardo, foi eleito presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) para o exercício de 2011.

• entra-e-sai -
Na Câmara Municipal de Sobral, sai Hermenegildo Sousa Neto para ingresso do novo presidente João Alberto Adeodato Jr.

• pode ser hoje -
Cid Gomes poderá anunciar hoje os nomes que comporão seu novo secretariado. Há nomes com ares de causa pétrea e há os que voltarão para onde estavam. Melhor não especular. Cid é Cid.

• greve -
Os esculápios da Santa Casa de Fortaleza ameaçaram: Vamos parar na terça feira (hoje). O Secretário da Saúde do Município correu pra dizer: Vamos pagá-los naquele dia. Fala sério!

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário