Coluna do blog



Escrito nas estrelas
Os caminhos da saída de Leônidas Cristino da Prefeitura de Sobral estavam marcados, fazia coisa de um mês. Quem deu a dica foi um sobralense esperto que segredou pra coluna: O Veveu está reformando a casa dele em Sobral. Ora, o Veveu é peça importante no PT cearense e um bom caráter no meio dos verdes brasileiros. Voltar pra Sobral agora só pode... estava dada a senha. O Veveu vai assumir a Prefeitura e o Leônidas vai ser secretário de Estado no Governo Cid Gomes. Era o lugar dele até haver o rolo Ciro, Cid, Temer, Dilma. O PMDB, não só o PSB implicaram com Ciro. Michel Temer, vice-presidente não iria aguentar Ciro Gomes fungando no cangote dele, esfregando a fivela do cinturão no mucumbu dele. E foram às mesas e negociaram um lugar que Ciro não aceitaria. Sobrou a Secretaria dos Portos e os navios caíram no colo de Cristino. Na verdade Leônidas Cristino, além do histórico político e do QI (os FGs) tem uma fada madrinha que há tempos joga pó de pirimpimpim na sua vida e na sua carreira de engenharia. Começou pela Sumov, na Prefeitura de Fortaleza, até o dia em que foi ao amigo Ciro, então eleito governador, descolar uma ponta no DERT. Papo-vai-papo-vem e Leônidas saiu da casa de Ciro governador, secretário de Infraestrutura do Estado. Daí pra frente, Leônidas só regou a planta. Foi subindo no pé de feijão até ter a benção de ser prefeito de Sobral. Eleito e reeleito, voltou a contar na caderneta da mercearia dos FGs, com crédito ilimitado.Uma briga entre os FGs e Pedro Brito, que não mais batia continência para o comando, se achando, sobrou navio no azeitado currículo de Leônidas que ascende à lua que um dia iluminou sua vida na velha Palma, que os desavisados chamam de Coreaú.

Confirmado(Nota da foto)
José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, confirmou sua chegada ao Brasil na manhã do dia primeiro para a posse de Dilma Rousseff.

• a pergunta -
Sim, o Veveu volta pra Sobral pra ser prefeito. E a mulher dele? continua secretária de Educação?

• circulando -
Raimundão Gente Fina, eleito deputado federal, deve sentir saudades da Assembleia. Não sai de lá. E o lugar dele é em Brasília.

• de volta -
Na verdade, Raimundo Macedo gosta mesmo é de ser prefeito de Juazeiro do Norte. É candidato.

• outro -
Quem também é candidato a prefeito de Itarema pela enésima vez é o Stênio Rios. E foi um bom prefeito, dizem de lá.

• cardápio do lula -
O programa Nordeste Rural, da TV Diário, sugere capote na farofa pra ceia de Natal. Foi o que Lula pediu pra comer quando passou por Juazeiro do Norte e jantou com Ivan Bezerra.

• coragem sertaneja -
Gente do interior quando vai pra roça diz que vai puxar cobra pros pés. É o que Cid Gomes fará se chamar o PSDB pro seu, dele, Governo novo.

Relembranças...
“Escrever para jornal pode ser fácil. Mas não é fácil ser jornalista. Não basta cultura e erudição. Nem mesmo escrever com elegância e aprumo. Além da cota de qualidades intelectuais e do conjunto de dotes morais, é necessário um “IT”, um tempero, um condimento especial, uma dosagem ajustada entre o alimento que a inteligência oferece e os ingredientes que o coração sabe dosar.” Trecho de crônica do saudoso Padre Antonio Vieira, na Gazeta de Notícias.

• pungente -
Foi decente a prestação de contas de Domingos Filho, fazendo despedidas da Assembleia. Ninguém entendeu motivos quais o documentário apresentado não foi feito pela TV Assembleia.

• visita ilustre -
Manoel Veras e Artur Silva Filho, ex-deputados, visitaram ontem à Assembleia Legislativa convidando para a posse de Veras na presidência do TCM.

• foi embora -
Luiz Pontes, deputado estadual, imitou Tasso, seu primo torto; fez suas despedidas da Assembleia e anunciou que larga a política.

• balão vermelho -
É ensaio puro, o leriado de convidar Gony Arruda para ser secretário de Cid, deixando vaga pro Professo Teodoro voltar pra Assembleia. É um teste pra ver o comportamento da tucanagem.

• aliás... -
Marcos Cals, que vai assumir o PSDB, em janeiro, já cantou: Pode sair, mas vamos pra Justiça pedir o mandato dele pro partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário