Dilma decide acomodar Alexandre Padilha na Saúde


Será que Padilha pediu isso a Santa quando foram, ele e Dilma, ao Sírio de Nazaré?
Dilma Rousseff decidiu, finalmente, o que fazer com o Ministério da Saúde. Vai confiá-lo ao petista Alexandre Padilha, informa a Folha.

Médico sanitarista, Padilha é, sob Lula, ministro de Relações Institucionais. Relaciona-se sobretudo com o Congresso.

Recolhe pedidos dos congressistas aliados –muitos deles pouco institucionais. Distribui afagos e emenda$ orçamentárias.

Para a vaga de Padilha, no Planalto, Dilma balança entre dois deputados do PT: Luiz Sérgio (RJ) e Cândido Vaccarezza (SP), atual líder de Lula na Câmara.

Dilma parecia fixada em Sérgio. Mas foi instada a considerar o nome de Vaccarezza depois que a candidatura dele à presidência da Câmara desmoronou.

Resolveu-se também uma pendência relacionada ao PC do B. Orlando Silva, atual ministro dos Esportes, vai migrar para uma nova secretaria.

Terá status de ministério. E cuidará dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.

Remanejado o ministro com nome de cantor, vai à pasta dos Esportes a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos. O PCdoB passa a dispor de dois ministros.

E quanto ao PSB? Bem, a legenda presidida pelo governador pernambucano Eduardo Campos continua sobre a mesa da transição como abacaxi a ser descascado.

Para acomodar Ciro Gomes em sua equação, o PSB pediu a Dilma uma terceira pasta além das duas já ofertadas (Integração Nacional e Portos e Aeroportos). Falara-se na Saúde, agora fechada.

Chefe de gabinete de Lula e futuro secretário-geral da Presidência na gestão Dilma, o grão-petê Gilberto Carvalho disse considerar “difícil” a cessão de três ministérios ao PSB.

Mantido esse quadro, Campos terá de: digerir Ciro na Integração Nacional e deslocar seu apadrinhado Fernando Bezerra para os Portos.

De resto, o presidente do PSB preciará administrar a ira da bancada de deputados da legenda. A turma dava de barato que plantaria um representante na Esplanada de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário