Mesa Diretora tem eleição disputada



A manhã de hoje promete ser tensa. A partir das 10 horas, os 41 vereadores decidirão quem será o novo presidente da Câmara Municipal. Na disputa, dois petistas – Salmito Filho, candidato à reeleição, e Acrísio Sena, adversário apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT). Entre os seguidores de Acrísio, é evidente o clima de “já ganhou”. Contudo, salmistas anunciam surpresas.

Faltando poucas horas para a eleição da Mesa Diretora da Casa, o impasse continua. Ontem, Salmito era esperado para fazer um balanço de sua gestão. E, desta forma, obter mudança no atual cenário, que aponta seu adversário como, matematicamente, vitorioso. No entanto, ele [Salmito] não compareceu.

Enquanto o petista agilizava as derradeiras articulações durante um café da manhã para discutir as últimas estratégias, Acrísio anunciava a composição da Mesa Diretora, que disputará a eleição ao seu lado. Apesar do clima de triunfo, o petista preferiu não falar em vitória antecipada. “A eleição é amanhã (hoje)”, afirmou, acrescentando que a expectativa é semelhante à final de “Copa do Mundo”, onde o jogo só acaba quando o juiz apita.

Alterações
Questionado se poderia haver mudança em sua base apoiadora, Acrísio garantiu que não. Para ele, o grupo é coeso. “Sob hipótese nenhuma haverá mudança”, disse. Entretanto, há quem duvide de tal afirmação.

Mário Hélio (PMN), por sua vez, afirmou que três partidos fecharam questão a favor de Salmito. No entanto, desconversou quanto à discriminá-los pelos nomes. No entanto, um deles já se sabe. Na manhã de ontem, durante reunião do diretório, o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) fechou questão sobre o seu apoio. Segundo Antônio Aguiar Junior, eles [diretório] optaram votar pela recondução ao cargo o atual presidente da Casa. Aguiar disse que João Batista, único representante da legenda, seria comunicado de tal decisão, no entanto, a reportagem do jornal O Estado tentou contato como o parlamentar, que não atendeu e nem retornou às ligações.

Já Toinha Rocha confirmou o voto do PSOL a favor de Salmito. Para ela, a Câmara não pode ser “apêndice” da administração municipal. Na semana passada, o diretório da sigla teria deliberado voto nulo. No entanto, a parlamentar disse que o partido não poderia se ausentar da discussão.

Últimos ajustes
Até o fechamento desta edição, havia a informação de que a prefeita Luizianne Lins (PT) se reuniria com o grupo pró-Acrísio, no Iate Clube. No entanto, o encontro não foi confirmado.
Quem também esteve reunido na noite de ontem foi o diretório municipal do PTN (Partido Trabalhista Nacional). Segundo o vereador José Freire (PTN), o presidente municipal da legenda liberou os vereadores. Sendo assim, Freire declarou voto a Acrísio. De acordo com ele, os demais parlamentares seguirão a mesma opção.

OS APOIADORES
Ao anunciar a formação da Mesa Diretora, que disputará o pleito ao seu lado, Acrísio Sena permaneceu, em mãos, com a lista de vereadores que ele afirma que o apoiam. Além dele, constavam outros 25 nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário