Os bafejados
A vida é boa pra quem é bom com ela. Há, porém, os que não só são bons com a vida, como se preparam para a dita cuja. Um deles é o palmense (nascido na Palma, hoje cidade conhecida como Coreaú) Leonidas Cristino. Cedo, saiu da cidade natal pra morar e estudar em Sobral com as bênçãos de uma Tia. Dona Iêda. Pra sorte dele, dona Ieda morava na Praça João Pessoa, um desses lugares que deu muita gente boa à vida sobralense.
Estudou no Colégio Sobralense com as bênçãos do Padre José Linhares, diretor da Casa, que seguiu as pegadas generosas do primeiro grande diretor do Colégio, Monsenhor José Aloísio Pinto. José Linhares formou gerações de meninos antenados, forte credenciamento político, legítimos defensores, por exemplo, nos anos de chumbo, da democracia e dos mais fortes sentimentos de liberdade e vaidade e ser aluno daquele colégio.
Numa dessas gerações, estava Leonidas Cristino, da classe média do Coreaú, que lutava pela vida. Seus esforços o levaram a Fortaleza e na capital fez engenharia. Um pouco de sua história, uma vida de lutas que inclui saber escolher as amizades desde muito cedo.
JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO nasceu em Coreaú, no dia 03 de junho de 1957. É casado com a Advogada, Maria Esther Frota Cristino, com quem tem dois filhos: José Leônidas de Menezes Cristino Filho , com 17 anos de idade, e Larissa Maria Frota Cristino , com 15 anos de idade.
LEÔNIDAS CRISTINO estudou no Colégio Sobralense, de 1965 até 1973, onde fez seus cursos Primário e Ginasial e os dois primeiros anos do curso Científico.
Em 1976 foi para Fortaleza e concluiu o curso Científico.
Ainda na Capital cearense, graduou-se em Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza em 1982 e dedicou-se à engenharia rodoviária, tendo executado vários projetos e obras no Ceará e em vários estados brasileiros Ingressou no serviço público em 1989, como Diretor de Operação da SUMOV, na gestão do prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes.
Entre 1991 e 1994, também a convite do governador Ciro Gomes, foi Secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará .
Em 1995 elegeu-se deputado federal com a segunda maior votação do estado do Ceará.
Exerceu seu primeiro mandato de deputado federal até 1998.
Entre 1999 e 2002, foi Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Sobral, colaborando ativamente com o grande trabalho de transformação liderado pelo Prefeito Cid Gomes .
Em 2002 foi novamente eleito deputado federal, recebendo do povo sobralense a maior votação da história do município.
Em seus dois mandatos, apresentou vários projetos de interesse público e integrou importantes Comissões Técnicas da Câmara dos Deputados, como a de Viação e Transportes; Desenvolvimento Urbano e Interior; Agricultura e Política Rural; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Desenvolvimento Urbano e Interior; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Minas e Energia, Comissão Mista do Congresso Nacional de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e Comissão Especial da Reforma da Previdência, dentre outras.
Durante seu segundo mandato, eleito por seus pares na Câmara dos Deputados, exerceu a Vice-liderança do Partido Popular Socialista.
Em outubro de 2004 foi eleito Prefeito Municipal de Sobral, com 53,41% dos votos válidos.
Leônidas Cristino, cumprindo o que determina a Constituição do Brasil, renunciou o mandato de Deputado Federal para assumir, hoje, o honroso cargo de Prefeito Municipal de Sobral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário