Conhecida pelas belas praias e povo acolhedor, Fortaleza agora também virou referência nacional no quesito qualidade alimentar. O Hotel Sonata de Iracema foi o primeiro estabelecimento do Brasil a receber o certificado Serviços de Alimentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A empresa alcançou 100% de conformidade nos Requisitos de Boas Práticas Higiênico–Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais em Serviços de Alimentação. A certificação é comparada ao ISO, tornando o hotel pioneiro no País. A conquista foi fruto da consultoria em segurança alimentar promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE).
O feito inédito foi resultado de um trabalho que começou no último mês de abril. A diretora do Sonata, Ivana Bezerra Boris, explicou que o convite feito pelo Senac para preparar o hotel para conseguir o certificado da ABTN NBR 15.635 foi abraçado por toda equipe de funcionários. Segundo ela, o processo de certificação é muito desgastante e requer adaptações específicas. Ivana disse também que alguns fornecedores tiveram que ser trocados para manter a excelência exigida pelos consultores da associação.
“Esse certificado mostra o avanço conquistado por toda a equipe do Sonata. Além da própria certificação em si, a mensagem deixada para a equipe, de que se trabalharmos juntos podemos conseguir alcançar todos os objetivos, é muito importante. Para conseguirmos esse feito passamos por desgastes físicos mentais e financeiros. Entretanto, tudo isso valeu a pena”, salientou ela.
EXEMPLO E REFERÊNCIA
De acordo com a diretora, essa certificação é um exemplo para outros estabelecimentos que se preocupam em oferecer serviços e alimentos de qualidade para seus clientes. Ivana ressaltou ainda que não é só a aparência física do hotel que conta. É preciso que o empresário se preocupe com a saúde e o bem estar dos hóspedes, cuidando do que é servido e procurando trabalhar com produtos de primeira linha.
Além da qualidade da alimentação, o ambiente de trabalho também é fundamental para conseguir conquistas deste porte. O subchefe de cozinha do Sonata, Jesus Nazareno, revelou estar orgulhoso com a certificação, ressaltando que a conquista foi fruto de uma batalha intenso. De acordo com ele, saber que a cozinha do hotel transformou-se em referência nacional é motivo de satisfação e estabilidade.
“Isso é mais uma segurança que podemos passar para os nossos hóspedes. É um grande orgulho para mim e para os meus companheiros trabalhar em um local que se tornou pioneiro no País. Para o nosso dia a dia é muito importante o recebimento deste certificado de qualidade”, pontuou ele.
INiCIATIVA INÉDITA
Desde abril deste ano, o Programa Alimentos Seguros (PAS) e a própria ABNT, em uma iniciativa inédita, ofereceu consultoria gratuita a alguns estabelecimentos alimentícios, iniciando um projeto piloto de adequação aos itens da nova norma. Algumas instituições no País foram contempladas com a ação para serem responsáveis pela execução das consultorias, através de suas equipes especializadas em segurança alimentar.
No âmbito do Senac, apenas 3 regionais foram agraciadas com a iniciativa do PAS e da ABNT por apresentarem pré–projeto de implantação e por terem um histórico de trabalho produtivo, no que se refere à consultoria em segurança alimentar. As regionais selecionadas foram: Ceará, Rio Grande do Norte e Paraná.
De acordo com Gleucia Carvalho, consultora técnica da Unidade de Consultoria em Segurança Alimentar do Senac/CE, a conquista do Hotel Sonata de Iracema foi gratificante. “Alcançar a primeira certificação brasileira nesta norma é maravilhoso, pois mostra a dedicação e competência de todos os envolvidos na adequação aos critérios que são importantíssimos para a boa qualidade dos alimentos”.
A consultora salientou ainda que “a certificação é importante, pois permite que os estabelecimentos certificados garantam aos seus clientes a oferta de uma alimentação segura, dentro dos padrões higiênico-sanitários. Além do que, também os torna estrategicamente mais qualitativos, com maior credibilidade e visibilidade, junto ao mercado consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário