Presidente Lula assina hoje ordem de serviço para trecho da Transnordestina


Helicóptero da Presidencia da República, desde ontem em Juazeiro do Norte

Por Macário Batista
Enviado Especial

A chegada do presidente Lula da Silva ao Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, está marcada para as duas horas da tarde desta segunda feira. Lula vem assinar, ao lado do Governador Cid Gomes, a ordem de serviço para os primeiros 50 quilometros da Transnordestina, ferrovia que ligará o Piauí a Pernambuco e ao Ceará, demandando aos portos de Suape e Pecém, respectivamente.

Segundo o Ministério dos Transportes, o presidente Lula da Silva vai assinar a ordem de serviço do trecho Missão Velha-Pecém, orçado em R$ 1,6 bilhão do total de R$ 5,4 bilhões do investimento total. Serão 527 quilômetros de trilhos até o Complexo Portuário e Industrial do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na grande Fortaleza.

O lote número um da ferrovia, no trecho Missão Velha-Pecém tem cerca de 50km, já em obras, com serviços de tarraplenagem e sondagens para a construção de obras de arte, como pontes e viadutos. O engenheiro Cleiton de Jesus Gadelha Ribeiro, do Ministério dos Transportes, disse que as desapropriações no Ceará estão a cargo do Governo do Estado, através da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos –Metrofor-, que já desapropriou 192km.

A ferrovia está sendo construída em duas bitolas. Uma com um 1m de largura e a outra com 1,60m, que possibilita, segundo o engenheiro do Ministério dos Transportes, é mais seguro e mais barato para a carga. Foi destacado que, logo que for assinado o contrato, as obras terão início com um prazo de 30 meses para conclusão. Marcelo Vieira de Melo, do Ministério dos Transportes, informou que a conclusão da Transnordestina está prevista para até dezembro de 2012, e ligará o município de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE).

Juazeiro aborrecido
A agenda de Lula não mais inclui a inauguração do Hospital Regional do Cariri, conforme foi divulgado na região. A Assessoria de Imprensa informou que a vinda de Lula ao Ceará será apenas a Missão Velha para visitar o canteiro de obras da Ferrovia Transnordestina. Isso deixou o universo político da região bastante aborrecido. Não faltarão inclusive manifestações contra o abandono da Infraero ao Aeroporto Regional do Cariri que por sua qualificação técnica, está promovendo graves prejuízos ao comércio, à industria e ao turismo regional. Caso chova forte, por exemplo, a falta de equipamentos poderá impedir o pouso do avião presidencial, a não ser que a Aeronáutica traga seus próprios instrumentos de apoio à navegação aérea. Desde ontem o helicóptero presidencial está em Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário