Data: 16 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: sede do Consec, Av. Dr. Manuel Lima Soarez, s/n – Chácara da Prainha, Aquiraz (em frente a rádio Sol Leste)
A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Comunitário do Ceará – Consec, em Aquiraz, realiza a formatura de mais 40 jovens do Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista. Os jovens serão certificados pelos cursos de Confecção de Prancha de Surf e Eletricidade Básica. Na oportunidade, será celebrada uma missa de confraternização, a se realizar na sede do Consec, às 15h.
No início deste mês de dezembro, o Primeiro Passo já havia formado 289 novos profissionais, em parceria com a Faculdade Grande Fortaleza – FGF, na área de Agente Administrativo. Ao todo, desde 2007, a STDS por meio do Projeto, qualificou mais de 28 mil jovens cearenses.
Qualificação Cidadã
Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação – Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. O programa é mais uma ação de socialização e cidadania a contribuir com a redução da violência no Estado.
O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda.
Programa Primeiro Passo
Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante o período de um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.
Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.
Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário