TRE diploma eleitos e Acrísio vence na Câmara
Governador reeleito Cid Gomes não foi à solenidade, por estar em Brasília. Acrísio Sena presidirá CMF a partir de janeiro
Cid viaja a Brasília e não comparece à cerimônia de diplomação de eleitos
Ontem, a escolha do novo presidente da Câmara de Fortaleza movimentou o Legislativo Municipal. Porém, a eleição aconteceu tranquilamente. Com 26 votos a favor e 14 contra, Acrísio Sena (PT) foi eleito, derrotando o atual presidente e candidato à reeleição, Salmito Filho (PT). Dos 41 vereadores, apenas Valdeck Vasconcelos (PTB) não esteve presente à votação, por motivo de saúde.
Logo no início da sessão, Acrísio era só alegria. Salmito, por sua vez, transluzia apreensão. O primeiro na tentativa de manter o apoio declarado dias atrás de 26 parlamentares. O segundo na expectativa de reverter o quadro aparentemente favorável ao correligionário.
No fim, o resultado enterrou qualquer desejo da ala pró-Salmito, que, até momentos antes, articulava estratégias para reverter o cenário. Acrísio, que contava com o aval da ampla maioria dos parlamentares da Casa, atropelou os adversários.
Já eleito, Acrísio agradeceu. Para ele, a vitória é “um processo de construção coletiva de todos os partidos que compõe a Câmara Municipal”, demonstração de que “a estratégia foi sólida e todos os passos seguros”.
Ao final, falou de expectativas. Acrísio declarou que pretende concretizar tudo aquilo ancorado pela “Carta de Princípios” – documento organizado para nortear o trabalho do seu grupo à frente da Câmara.
2012
Sobre 2012, Acrísio descartou qualquer pretensão de disputar a Prefeitura de Fortaleza. Segundo ele, o resultado fortalece o PT, além de garantir uma base coesa para os últimos dois anos da gestão Luizianne Lins (PT). O novo presidente da Câmara afirmou que o partido “tem bons quadros” para a eleição de 2012, mas não citou nomes. “No tempo certo o PT discutirá o assunto”, pontuou, acrescentando que trabalho por etapas.
Cabeça erguida
Diferentemente de 2009, o clima era de aparente tranquilidade entre os candidatos. Acrísio e Salmito trocaram elogios e cumprimentos. Ao deixar o plenário, Salmito foi cercado por jornalistas. Transparecendo consternação com o resultado, falou que saía de “de cabeça erguida” e “sabendo que procurei fazer o melhor possível”. Apesar disso, o desejo “soberano” da maioria dos vereadores optou por outro projeto.
Com relação à demora na articulação, Salmito afirmou que não houve problema. “Não teve problema nenhum com o tempo. Eu fiz o que deveria ser feito. Procurei os vereadores de forma tranquila. Portanto, a decisão é soberana”, alegou.
A nova Mesa Diretora
Também foi eleita ontem a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Primeiro vice-presidente: Adail Junior (PRP); Segundo vice-presidente: Carlos Mesquita (PMDB); Primeira secretaria: Luciran Girão (PSL); Segunda secretaria: Casimiro Neto (PP); Terceira secretaria: Antônio Henrique (PTN).
Quem votou em quem
APOIADORES DE ACRÍSIO
Adail Jr. (PRP)
Alípio Rodrigues (PTN)
Antônio Henrique (PTN)
Carlos Mesquita (PMDB)
Casimiro Neto (PP)
Carlos Sidou (PV)
Irmão Léo (PRP)
Eliana Gomes (PCdoB)
Eliane Novais (PSB)
Elpídio Nogueira (PSB)
Guilherme Sampaio (PT)
Glauber Lacerda (PPS)
José Freires (PTN)
Joaquim Rocha (PV)
João Batista (PRTB)
Leda Moreira (PSL)
Machadinho (DEM)
Leonelzinho Alencar (PTdoB)
Magaly Marques (PMDB)
Mairton Félix (DEM)
Luciram Girão (PSL)
Paulo Facó (PTdoB)
Ronivaldo Maia (PT)
Roberto Mesquita (PV)
Walter Cavalcante (PHS)
APOIADORES DE SALMITO
Adelmo Martins (PR)
Carlos Dutra (PSDB)
Dr. Ciro (PTC)
Gelson Ferraz (PRB)
Iraguassú Teixeira (PDT)
José do Carmo (PSL)
Marcelo Mendes (PTC)
Marcus Teixeira (PMDB)
Mário Hélio (PMN)
Paulo Gomes (PMDB)
Plácido Filho (PDT)
Vitor Valim (PHS)
Toinha Rocha (PSol)
Bastidores
• Além de presidente da Casa, Acrísio Sena, eventualmente, poderá assumir a prefeitura de Fortaleza, caso Luizianne venha a se ausentar. Isso porque o atual vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), assume, a partir de janeiro do próximo ano, o mandato de deputado estadual.
• Poucas horas antes da votação, a comissão interventora do PHS encaminhou aos vereadores da legenda orientação para votar em Acrísio. Porém, Vitor Valim (PHS) recusou-se a seguir a definição e votou em Salmito Filho. Walter Cavalcante (PHS) mudou de voto após a chegada desse documento.
• Carlos Mesquita (PMDB) parabenizou a atuação de Luizianne. Segundo ele, apesar da imprensa afirmar que a petista trabalhava por Acrísio, ela se manteve afastada das discussões.
• O segundo vice-presidente estadual do PT, Antônio Carlos, esteve presente ao pleito. Segundo ele, do ponto de vista formal, o PT não começou a debater a eleição de 2012. “Esse debate tem hora certa de começar. Não adianta antecipá-lo”, alegou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário