Anac estuda reduzir voos da TAM
“A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda a redução no número de voos da TAM, após a série de atrasos registrados no início do ano. A ordem veio do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que atribuiu parte dos atrasos e cancelamentos de voos dos últimos dias a uma operação-padrão dos funcionários da empresa.
Levantamento revelado ontem pelo Estado mostrou que, entre as companhias, a Webjet foi a que mais atrasou neste fim de ano, piorando seus índices em relação a 2009. De 18 de dezembro a 3 de janeiro, 47,8% dos voos da empresa tiveram atrasos superiores a 30 minutos – piora de 168% na comparação com 2009, mesmo que o número de voos tenha aumentado 5,6%.
A TAM ficou em segundo lugar – 34,1% dos voos atrasaram no fim de ano, uma piora de 62,3% em relação ao ano anterior.
Na visão de Jobim, os problemas de início de ano ocorreram por “falta de planejamento, de competência e de gestão”. “A greve está afastada. O que está havendo, ao que tudo indica, é uma operação-padrão na TAM. Há uma diferença muito grande entre o planejamento de voos da empresa e o que vem sendo executado. A Anac já está estudando determinar, eventualmente, a manutenção da atual malha da empresa, mas eu disse à presidente da agência (Solange Vieira) que a possibilidade de a malha aérea da companhia ser reduzida, caso os atrasos continuem, também deve ser examinada”, disse à Agência Brasil.
A Anac diz que seus inspetores estão na sede da TAM para analisar o motivo dos atrasos.”
(Estado.com)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário