Arruda Bastos afirma que dengue está na faixa tolerável

O secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, viajou a Brasília para entregar ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as propostas do Ceará de combate à dengue. “Nós já estamos colocando em prática essas propostas que estão, pelo menos até agora, dando certo, porque os casos de dengue estão na faixa do tolerável”, justifica.
Explicando os projetos, disse que vai ser um envolvimento grande com outras áreas do Estado, como esporte, educação e, dentre outras, turismo. Segundo ele, essas propostas, se tiverem aceitação pelo ministro, podem ser aplicadas em nível nacional, principalmente nos Estados, como o Ceará, que têm risco de epidemia da doença.
Na audiência com o ministro, Bastos foi solicitar a liberação de mais recursos para fazer não somente o combate à dengue como outras questões da sua pasta. “As nossas propostas de combate a dengue envolvem outros aspectos diferentes do que o Ministério da Saúde normalmente trabalha e isso prova que o Ceará sempre está na frente com inovações”, observa.
Bastos assegura que até o presente momento o Ceará não tem um grande aumento de casos de dengue e os que aconteceram são justificados devido o início da estação invernosa. Por outro lado, alerta que se não for feito um combate muito vultoso aos focos do mosquito há perigo de uma situação mais grave com consideráveis casos de dengue.

Com relação à superlotação nos hospitais públicos, disse que no começo de ano isso sempre acontece, porque existem mais doenças devido o início das chuvas, como gripes, pneumonias e até mesmo casos de dengue. Assegura que a saúde está indo para o Interior, com a inaugurações de novos hospitais e isso vai melhorar a questão na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário