Coluna do blog


Está posto 2014
Movido pelo instinto e pela vivência, experimento a certeza de que está no ar a eleição pra prefeitos no Ceará com vistas a 2012. Movimentos de bispos, torres, cavalos e peões, respaldam rei e rainha de um desgaste precoce. Todo mundo que circula entre os cristais, na verdade copos de geléia de Mocotó Colombo, sabe que a eleição de 2008 tinha olho em 2010 assim como a de 2010 mirava 2012 e 2014. A sucessão de Luizianne Lins, no caso de Fortaleza, como mais próxima é a que mais bole nas cozinhas de PT, PSB, PSDB e no raquítico PMDB, ultimamente a reboque dos dois primeiros. Balões inflam do hélio da vaidade quem aposta em poste e quem joga quieto pra fazer canastra real na mão. Os demais seguem o líder, sempre alertas como os escoteiros. Há nomes e nomes. Os verdadeiros e os falsos como quadrinhos a marcar respostas de prova de vestibular. Daí, pela mesma linha de raciocínio, caminha o tempo para 2014, ano de Copa do Mundo no Ceará, de sucessão governamental e o senhor do feudo de agora não poderá mais ser reeleito, muito menos ficar sem mandato. Sobra então pra se pensar como será a intestina disputa dentro do PMDB onde o vice e o senador querem a mesma coisa e até já desafinaram o coro. E nada disso é exercício de especulação eis que respaldados nas articulações e nos cavilosos avisos da rádio corredor, seja no Cambeba, Cambebinha, Palácio da Curva, Abolição, Assembleia e Câmara. Se é assim aqui, onde se tem muito a fazer, imagine no interior onde o dia começa as quatro da manhã no leite mugido e termina as oito da noite, no boteco da esquina ou numa cadeira no fresco da calçada, com uma quartinha na janela.

Xerife da grana e da papelada (nota da foto)
Um dos caras mais corretos que conheço, o que acaba limpando muita ficha suja é Aloísio Carvalho. Um nome que honra qualquer sigla ou partido, mudou de posto no Governo Cid Gomes. Era titular da Contralodoria e Ouvidoria Geral do Estado. Desde ontem é o secretario-executivo da pasta da Segurança Pública e Defesa Social, sendo, portanto, o braço técnico do titular da SSPDS, coronel Bezerra. Aloísio Carvalho será, na prática, o gestor de toda a área administrativa e financeira, dando um toque profissional a um setor que não se restringirá apenas ao X9. Este é um cidadão que o Ceará deve ter orgulho dele. Como eu tenho.

• bom começo -
Deve ser uma das primeiras medidas de Dilma: Privatização de alguns aeroportos. Ói!

• no rio -
Ex-ministro da Saúde, amanhã, Temporão é candidato a prefeito do Rio pelo PSB. A recomendação de Temporão aos brasileiros é para que “façam sexo cinco vezes por semana”.

• observador da cena -
Com essa moda de mostrar o cós da calcinha a coluna pesquisou na passagem do ano: A mulherada quer grana. Todo mundo de calcinha amarela. Branco e azul, nem...

• aliás -
O Révellion de Luizianne Lins fechou! Sucesso de público, e de renda pra cidade, nem precisou dos 17 minutos de fogos pra entrar no calendário das melhores festas do gênero no Brasil.

• ouvido nas estrelas -
Andar no meio do povo como um simples anônimo deu pra entender que a organização da festa teve seu momento de glória ao ser comparado com o do Rio: uma carioquíssima chegou a dizer...Pena que perdemos os anteriores!

• transmissão -
Fátima Catunda passa esta manhã, às oito horas, a Secretaria do Trabalho e Ação Social para o dr. Evandro Leitão. Com a cabeça de quem mudou a face da Secretaria.

Reflexão
Leio com carinho os “Textos para reflexão” do nosso Gonzaga Mota, livro que nos traz de volta o querido Totó refletindo sobre a vida e os viventes.

• bom mês -
Este janeiro de 2011 tem cinco sábados e cinco domingos. Serão cinco segundas-feiras e quatro sextas. Sobram 16 dias verdadeiramente úteis.

• complicado -
O deputado Fernando Hugo acha que vai dar problema para o mandato do deputado Gony Arruda quando assumir a Secretaria de Esportes do Ceará. Será?

• sobrando grana -
Havia anos não via uma passagem de Ano Novo tão enfoguetadamente colorida como neste 10/11. Fortaleza inteira explodiu em luzes e cores no pico da meia noite.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário