CRATO – CE POSTO FISCAL DA BATATEIRA PASSA POR DIFICULDADES ESTRUTURAIS E MUDARÁ DE LOCAL


Cláudio Ferreira - Do site miséria.com
O Posto de Atendimento Fiscal da SEFAZ em Crato, há anos localizado no bairro Gisélia Pinheiro, popularmente conhecido como Batateira, será transferido para uma área mais isolada da cidade, na divisa entre os estados do Ceará e de Pernambuco.

Segundo funcionários, a atual estrutura do Posto é incompatível com o fluxo de veículos a serem fiscalizados. A média é de apenas uma grande carga analisada por dia, devido à pequena área em que está localizado o prédio, com pouco espaço para estacionamento e apenas um galpão. Quando o turismo na região se intensifica, como em épocas de romaria, fim de ano ou Expocrato, fica evidente a necessidade de ampliação da estrutura e do quadro de funcionários do Posto Fiscal Batateiras.

Mesmo após a construção do desvio para aliviar o tráfego no interior do bairro, moradores e motoristas ainda sofrem com acidentes devido à grande quantidade de veículos que atravessam a Avenida Joaquim Pinheiro em alta velocidade.

É inegável que a presença do Posto Fiscal na Batateira também traz benefícios, como intensificação de policiamento na área e crescimento do comércio local através de lan houses, churrascarias e mercearias. Porém, o grande número de caminhoneiros e motoristas de outras cidades num bairro populoso como a Batateira faz crescer a prostituição na região, sobretudo a infantil, levando à intervenção por diversas vezes do Conselho Tutelar. Algumas funcionárias chegavam a não sair do prédio à noite com medo do assédio e até mesmo da violência.
A transferência do Posto para uma área maior e mais isolada, em que a ampliação do estacionamento e do número de galpões diminua a pernoite dos caminhoneiros é uma saída para a diminuição da prostituição no bairro, além de permitir melhorias no serviço de fiscalização de veículos e notas.

A mudança já estava em pauta pela SEFAZ já faz algum tempo, mas faltava a liberação do Ibama, que analisava o impacto de uma construção desse porte tão perto da Floresta Nacional do Araripe e que atrairia a implementação de postos de gasolina, hotéis e de comércio em geral numa área próxima de reserva ambiental.

A previsão é de que a mudança ocorra ainda em 2011, mas ainda não foi decidido o que será feito da estrutura atual. A principal ideia em discussão é a utilização do prédio como sede de apoio para carimbos de notas internas do Cariri, pois ficaria inviável para motoristas de algumas cidades o translado para as novas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário