O deputado Osmar Baquit (PSDB) desistiu de disputar uma secretaria da futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em favor dos correligionários Moésio Loiola e Téo Menezes. Com uma bancada de sete deputados a partir de fevereiro, o PSDB ficará com a 3ª e com a 4ª secretaria, que hoje é de Baquit. Na composição atual da Mesa, o PSDB tem ainda o deputado Fernando Hugo como segundo secretário.
O anúncio foi feito ontem na tribuna da Assembleia. Baquit disse que tomou tal decisão pelo “pelo bem do partido”, visto que, segundo ele, a participação dos tucanos na formação da Mesa “estava criando uma divisão muito grande” no PSDB. “Quero selar definitivamente a paz no partido”, afirmou o tucano, que também defendeu o nome de Sérgio Aguiar (PSB) para a primeira secretaria, hoje de Zezinho Albuquerque (PSB).
Baquit deu o recado no dia seguinte à conversa do governador Cid Gomes (PSB) com deputados do PSDB, incluindo Téo e Moésio. Conforme o líder da bancada, João Jaime, que também esteve com o governador, a eleição da Mesa Diretora não foi uma das questões abordadas. “Ninguém tocou nesse assunto”, disse Jaime ao jornal O Estado, ao sair do Palácio da Abolição na quarta-feira à noite. “O governador quer manter uma boa relação com o PSDB”.
Ontem, Moésio disse que sua candidatura a um posto no comando do Legislativo não encontrou resistência da Executiva, que orienta o partido para a oposição ao segundo governo Cid: “Não houve nenhum tipo de pressão. Coloquei minha candidatura de forma serena. Estou na Assembleia há seis mandatos. Quero fazer parte da Mesa”.
Distribuição de cadeiras
Além da presidência da Assembleia, o bloco PSB-PT deverá ficar com a 1ª vice-presidência e com a 1ª secretaria. O ex-vice-prefeito Tin Gomes (PHS), que coordenou a formação de um bloco de partidos nanicos, deverá ficar com a 2ª vice-presidência. A 3ª secretaria caberá ao bloco liderado pelo PMDB. A 3ª e 4ª secretarias serão do PSDB. A Mesa Diretora será eleita no dia 1º de fevereiro, quando começa a nova legislatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário