Devotos reverenciam a terra do Padre Cícero
Pânfila Carvalho
A colina do Horto em Juazeiro do Norte/CE recebe peregrinos de vários lugares, que chegam a pé, de bicicleta, em paus de arara, ônibus ou caminhão. Mesmo sem ser a época das romarias mais concorridas, já dá para ter noção de que o movimento é muito grande já nos primeiros dias de janeiro do ano de 2011.
Na subida para chegar ao pé da estátua do Padre Cícero, uma enorme fila se forma, centenas de romeiros amontoam-se para assistir as missas realizadas na Capela do Bom Jesus do Horto. No intervalo entre uma benção e outra, o cantor Jota Farias canta músicas de forró com temas religiosos, os romeiros erguem os braços acompanhando o ritmo que enaltece principalmente, a fé depositada no beato, considerado santo nordestino, Padre Cícero.
Romeiros
A distância é longa, são mais de 500 quilômetros. Dona Josefa Duarte saiu de Canhotinho do estado de Pernambuco juntamente com dezenas de romeiros para pedir uma graça na terra considerada milagrosa, a cidade em que o Padre Cícero viveu e morreu, Juazeiro do Norte. "Sinto o coração de Jesus me chamando para viver este momento de fé em meus dias de provações. “Com a benção do meu Padim Padre Ciço, vou conseguir tocar o coração de Deus por essa minha entrega", disse D. Josefa. Todo o seu clamor é para que o quadro de saúde da sua filha melhore.
A devota Maria das Dores Rocha, 64, saiu de Mata Grande, no sertão alagoano para visitar o interior do Ceará pela primeira vez. Maria das dores ficou impressionada com o que viu. O que mais lhe chamou a atenção, segundo afirmou, foi o tamanho da estátua do Padre Cícero. "Eu só via pela televisão e tinha vontade de um dia ver de perto e poder tocar nela. Agora, me deparo com essa imagem gigante, é uma emoção e tanto".
Para os romeiros, a presença do Padre Cícero dentro da igreja é um fato normal. Eles desconsideram os acontecimentos históricos que resultaram na suspensão das ordens do sacerdote, os peregrinos cantam, rezam e passeiam pelos pontos religiosos.
A Pernambucana de Garanhuns, Severina Gomes da Silva, também visita a cidade pela primeira vez e diz que tudo é muito bonito. "Dá gosto de sair de casa para ver os locais por onde o meu “Padim” passou e ver esse mundão de gente se emocionando. Isso é que é bonito de verdade".
O cantor do Padre Cícero
Registros divulgados pela imprensa e pela própria igreja informam que as romarias em Juazeiro do Norte/CE aumentam a cada ano. O elevado número de visitantes na cidade se dá graças aos incentivos da igreja católica, vias de transportes, meios de comunicação, como as estações de rádio religiosas, bem como a divulgação popular do "boca a boca", artista da própria região que viajam pelo Brasil espalhando a historia do "santo nordestino".
É o caso do cantor e compositor Jota Farias, que faz com que seja do conhecimento de muita gente o nome do Padre Cícero Romão Batista.
Jota Farias no auge dos seus 57 anos de vida, já dedicou a profissão 28 anos, ao longo da sua carreira já gravou 05 CDs de músicas para romeiros, tem mais de 150 músicas gravadas, tem participação em vários documentários e está sempre viajando para Pernambuco e Alagoas, fazendo shows em eventos que homenageiam o Padre Cícero.
"Sinto um misto de sentimentos bons. Faço um trabalho que é reconhecido pelos romeiros e que me rendeu um título de honra que carrego com muito orgulho. Aprendi a ser mais humilde e a ter mais fé com os romeiros", diz Jota Farias.
As fotos são de Bulhoes Junior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário