Olimpíadas - Ceará quer sediar jogos de futebol da Rio-2016
O secretário cearense de Esporte, Gony Arruda, está há 25 dias no cargo e em entrevista exclusiva ao O Estado revela o que já fez o que tem intenção de fazer para tornar o esporte cearense como um fator de inclusão social. Uma das idéias de Gony é ampliar o projeto Esporte na Minha Cidade e construir mais pistas de skate. Mas um grande sonho de Gony é construir um Centro Olímpico em Fortaleza e terminar o Centro Olímpico Ciro Gomes em Sobral.
[O Estado] O senhor está há 25 dias na Sesporte. Qual o balanço desses primeiros dias?
[Gony Arruda] Estamos tomando pé da situação, mas pegamos um bom trabalho já feito pelo ex-secretário Ferruccio Feitosa. Vamos manter e até ampliar projetos como o “Esporte na Minha Cidade” e construir mais pistas de skate. A nossa meta zero na Secretaria é inclusão social através do esporte.
[O.E.] A construção de um Centro Olímpico é uma meta a ser alcançada?
[G.A.] Sim. Vamos construir Centro Olímpico nas imediações do Castelão para formamos atletas já para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Será um moderno Centro Olímpico com ênfase para o atletismo, natação, salto ornamental, vôlei indoor, tendo o maior ginásio do Estado, um velódromo para uso das federações e dirigido ao público carente cearense.
[O.E.] Há possibilidade de o Ceará ser sede de alguns jogos das Olimpíadas de 2016?
[G.A.] Estamos fazendo gestões para isso; Podemos ser sedes de jogos de futebol e de velas, até porque a Baia de Guanabara não serve para esta modalidade olímpica, segundo palavras do atleta... Lars Grael, em entrevista na revista Istoé. Segundo ele se as disputas de vela acontecerem no Rio corremos o risco de vexame internacional. E no futebol há sempre quatro sedes e vamos pleitear ser uma delas. Para isso vou procurar pessoalmente o superintendente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcos Vinícius Freire.
[O.E.] O senhor vai ter uma audiência com o ministro dos Esportes, Orlando Silva nestes dias. Qual a pauta do encontro?
[G.A.] Na próxima segunda-feira vou a Brasília com o governador Cid Gomes ou o vice governador Domingos Filho para tratarmos com o ministro da ampliação do projeto Segundo Tempo no Ceará.
[O.E.] E o Castelão?
[G.A.] O Castelão já está sendo gerido pelo Consórcio Arena. Cabe a ele falar sobre o estádio. Mas como a Secretaria ainda está sediada lá até construir a nova sede na área externa do estado, posso dizer que o Castelão fecha sem adiamento de data em 27 de março com uma grande festa para o nosso Clássico-Rei entre Ceará x Fortaleza. O prazo inicial de fechamento era seis de março, mas como podemos ter no dia 16 o confronto Fortaleza x Flamengo, pela Copa do Brasil e no dia 27 Ceará x Fortaleza pela segundo turno do Cearense resolvemos começar as obras internas em 28 de março.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário