O senador diplomado José Pimentel está acompanhando as questões do aeroporto do Cariri, situado em Juazeiro do Norte no sentido de que ele passe definitivamente para a Infraero para que seja feita a necessária reforma, uma vez que o terminal está totalmente ultrapassado. “O aeroporto de Juazeiro tem uma demanda muito grande que não está sendo atendida”, alerta.
Observa que o setor está em condições muito precárias tanto das pistas como das acomodações no terminal. Segundo ele.ali será preciso fazer uma nova sede de embarque e desembarque, é necessário ampliar o tamanho das pistas e realizar toda uma nova infra-estrutura para que possa atender melhor os usuários do sistema aéreo daquela região do Estado.
Ele lembra que quando foi relator do orçamento da União para 2008 aportou R$ 30 milhões para construção de um novo terminal para Juazeiro do Norte. Observou que ali vai ser, quando for possível, uma planta feita numa cidade do Pará, Santarém, que se adaptava perfeitamente as demandas da terra do Padre Cícero. Isso, segundo ele, dispensa um novo projeto executivo que vai custar dinheiro e demorar um certo tempo.
Por outro lado, lembra que esse projeto era para 2008, mas que precisa apenas de algumas alterações para funcionar com perfeição. “Quando a Infraero solicitou ao Ceará a propriedade do terreno do aeroporto de Juazeiro não tinha escritura e, por isso, o Estado iniciou a regularização desse terreno e so terminou em maio de 2010”, informa.
Enfatiza que no ano passado o Ceará concluiu todo o processo de transferência da titularidade do terreno para a Infraero.Observou que apareceu outro problema. Segundo ele, em 1999 o Ceará assumiu a gestão de todos os aeroportos do Estado exceto o Pinto Martins (Fortaleza). Os demais aeroportos do Ceará foram transferidos naquela época da Infraero para o Estado.
Informa que para a Infraero possa voltar a operar esses aeroportos, principalmente o de Juazeiro, é necessário que o Ceará devolva a União a gestão deles. “Quando deixei a Previdência e voltei a ocupar o meu mandato de deputado federal em 2010, reassumi essa tarefa e continuo lutando para que o Ceará devolva a gestão do aeroporto de Juazeiro a União”, observa.
O parlamentar informa que após o Natal o governo do Estado encaminhou ao ministro da Defesa, Nelson Jobin, a autorização para devolver a União a gestão do aeroporto de Juazeiro. Acrescenta que agora o Ministério da Defesa vai editar uma portaria assumindo a titularidade da gestão do aeroporto de Juazeiro e a partir daí será possível fazer essa necessária reforma.
Penso eu - A reforma já existe no papel e o dinheiro alocado. Este é o Senador que voces mandaram pra Brasilia. Saudades de Virgílio Távora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário